Sociologia E Filosofia
Casos: Sociologia E Filosofia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kakadorne • 28/3/2013 • 1.142 Palavras (5 Páginas) • 593 Visualizações
Revolução Francesa
RESUMO
Este trabalho procura explicar a reflexão da Revolução Francesa no argumento histórico do século XIX. Tentando aproximar história e filosofia. Jean-Jacques Rousseau é o principal filósofo e historiador da Revolução Francesa, ele proclama o lema da Revolução. Rousseau um dos líderes da revolta contra o regime monárquico francês.
1 Introdução
Nesse trabalho vamos tratar sobre o Iluminismo, Rousseau, Kant e a Revolução Francesa, mais que posso estar dentro do assunto de filosofia.
2 Iluminisno
Os pensadores que defendiam estes ideais acreditavam que o pensamento racional deveria ser levado adiante substituindo as crenças religiosas e o misticismo, que, segundo eles, bloqueavam a evolução do homem. O homem deveria ser o centro e passar a buscar respostas para as questões que, até então, eram justificadas somente pela fé.
O Iluminismo foi um movimento intelectual que surgiu durante o século XVIII na Europa, que defendia o uso da razão (luz) contra o antigo regime (trevas) e pregava maior liberdade econômica e política.
As críticas do movimento ao Antigo Regime eram em vários aspectos como:
- Mercantilismo.
-Absolutismo monárquico.
- Poder da igreja e as verdades reveladas pela fé.
* Com base nos três pontos acima, podemos afirmar que o Iluminismo defendia:
- A liberdade econômica, ou seja, sem a intervenção do estado na economia.
- O Antropocentrismo, ou seja, o avanço da ciência e da razão.
- O predomínio da burguesia e seus ideais. (SOHISTORIA, 2012. Ás 10:27)
2.1 Alguns Pensadores do Iluminismo:
John Locke;
é Considerado o “pai do Iluminismo”. Sua principal obra foi “Ensaio sobre o entendimento humano”, aonde Locke defende a razão afirmando que a nossa mente é como uma tábula rasa sem nenhuma idéia.
Defendeu a liberdade dos cidadãos e Condenou o absolutismo.
Voltaire;
François Marie Arouet Voltaire destacou-se pelas críticas feitas ao clero católico, à inflexibilidade religiosa e à prepotência dos poderosos.
Montesquieu;
Charles de Secondat Montesquieu em sua obra “O espírito das leis” defendeu a divisão de poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário.
Mais Montesquieu não era a favor de um governo burguês. Ele não gostava muito disso, ele era a favor para uma monarquia moderada.
Quesnay;
François Quesnay foi o representante oficial da fisiocracia. Os fisiocratas usavam um capitalismo agrário sem que o Estado os atrapalhacem.
Adam Smith;
Adam Smith foi o principal representante de um conjunto de idéias chamado liberalismo econômico, que tem as seguintes ideias:
- o Estado é legitimamente poderoso se for rico;
- para enriquecer, o Estado necessita expandir as atividades econômicas capitalistas;
- para expandir as atividades capitalistas, o Estado deve dar liberdade econômica e política para os grupos particulares.
A principal obra de Smith foi “A riqueza das nações”, na qual ele defende que a economia deveria ser conduzida pelo livre jogo da oferta e da procura.
“ toda a parte de iluminismo foi feita pesquisada aqui ” (SOHISTORIA, 2012. As 10:27)
3. Rousseau
Jean-Jacques Rousseau foi um importante filósofo, teórico político e escritor suíço. Nasceu em 28 de junho de 1712 na cidade de Genebra (Suíça) e morreu em 2 de julho de 1778 em Ermenoville (França). É considerado um dos principais filósofos do iluminismo, sendo que suas idéias influenciaram a Revolução Francesa (1789)
Obras Principais
- Discurso Sobre as Ciências e as Artes
- Discurso Sobre a Origem da Desigualdade Entre os Homens
- Do Contrato Social
- Emílio, ou da Educação
- Os Devaneios de um Caminhante Solitário
Frases
- "O mais forte não é suficientemente forte se não conseguir transformar a sua força em direito e a obediência em dever"
- "Vosso filho nada deve obter porque pede, mas porque precisa, nem fazer nada por obediência, mas por necessidade"
- "A razão forma o ser humano, o sentimento o conduz."
- "O homem de bem é um atleta a quem dá prazer lutar nu."
- "O maior passo em direção ao bem é não fazer o mal."
- "Bastará nunca sermos injustos para estarmos sempre inocentes?"
- "A paciência é muito amarga, mas seus frutos são doces."
- "As boas ações elevam o espírito e predispõem-no a praticar
...