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Socrates E A Sofistica

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Por:   •  4/6/2013  •  705 Palavras (3 Páginas)  •  1.222 Visualizações

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Plano de Aula: Sócrates e a Sofística

FILOSOFIA GERAL E JURÍDICA

Título

Sócrates e a Sofística.

Número de Aulas por Semana

Número de Semana de Aula

2.

Tema

Sócrates e a Sofística.

Objetivos

Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de:

● Conhecer em linhas gerais a importância do pensamento de Sócrates;

● Estudar os conceitos mais importantes do pensamento socrático;

● Compreender o embate entre Sócrates e a sofística no contexto político-jurídico de Atenas.

Estrutura do Conteúdo

Unidade 2 - Fundamentos para uma Filosofia Jurídica

2.1 - Sócrates e a sofística: a verdade e o método.

Aplicação Prática Teórica

Orientação para realizar a atividade:

O aluno deverá rever os pontos da aula ministrada por seu professor, consultar seu material didático e, se necessário, a biblioteca virtual da Estácio para responder e aperfeiçoar os casos concretos desta aula.

A atividade deverá ser feita em arquivo word (.doc), com cabeçalho identificador da atividade e aluno/Instituição/Cursor/Campus/Disciplina/Turma/Aluno/Semana), contendo apenas as respostas fundamentadas e enriquecidas em pesquisa bibliográfica e com a indicação da fonte bibliográfica da pesquisa na forma da ABNT a ser inserida no item "Referências". As questões abaixo são discursivas, o que requer uma resposta na forma de redação. O arquivo deverá ser anexado no ambiente do webaula no prazo estipulado.

Caso 1 - A democracia é um regime para retóricos

"Desde Platão, sabe-se que a democracia é um regime para sofistas e retóricos" disse Luiz Felipe Pondé, filósofo e psicanalista, professor da PUC-SP, nesta segunda-feira na Folha.

(fonte: http://veja.abril.com.br/blog/ricardo-setti/tag/sofistas/).

Com base nesta citação, responda:

1. Qual a relação que podemos estabelecer entre os sofistas, a retórica e a democracia, no período socrático?

RESPOSTA:

A relação que se pode fazer entre os sofistas, retórica e a democracia no período socrático e que em tal período não existia advogados para defender o cidadão, logo a pratica da retórica pelos sofistas deram o gás propulsor para a democracia, a fim de o cidadão poder ter o acesso a defesa, tal procedimento alicerce da democracia.

Os sofistas eram professores que instruíam os jovens, ensinavam-lhes as técnicas da retórica e faziam conferências em que mostravam a sua eloquência a troco de dinheiro. O seu surgimento está relacionado com o sistema político democrático, pois o domínio da palavra, capacidade de persuasão, passou a ser decisiva para o acesso e o exercício do poder político. Acreditavam que todo o conhecimento se reduz às crenças e opiniões de que os homens podem ser persuadidos, pelo que é daí que provém o

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