TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sophocles

Seminário: Sophocles. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2014  •  Seminário  •  1.002 Palavras (5 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 5

Sófocles

Sófocles (em grego: Σοφοκλῆς, Sophoklês; 497 ou 496 a.C.- inverno de 406 ou 405 a.C ) foi um dramaturgo grego, um dos mais importantes escritores de tragédia ao lado de Ésquilo e Eurípedes, dentre aqueles cujo trabalho sobreviveu. Suas peças retratam personagens nobres e da realeza. Filho de um rico mercador, nasceu em Colono, perto de Atenas, na época do governo de Péricles, o apogeu da cultura helênica.

Suas primeiras peças foram escritas depois que as de Ésquilo e antes que as de Eurípedes. De acordo com a Suda, uma enciclopédiado século X, Sófocles escreveu 123 peças durante sua vida, mas apenas sete sobreviveram em uma forma completa. Por quase 50 anos, Sófocles foi o mais celebrado dos dramaturgos nos concursos dramáticos da cidade-estado de Atenas, que aconteciam durante as festas religiosas Leneana e Dionísia. Sófocles competiu em cerca de 30 concursos, venceu 24 e, talvez, nunca ficou abaixo do segundo lugar; em comparação, Ésquilo venceu 14 concursos e foi derrotado por Sófocles várias vezes, enquanto Eurípides ganhou apenas quatro competições.

Também trabalhou como ator. Foi ordenado sacerdote de Asclépio, o deus da medicina, e eleito duas vezes para a Junta de Generais, que administrava os negócios civis e militares de Atenas. Dirigiu o departamento do Tesouro, que controlava os fundos da Confederação de Delos.

Em suas tragédias, mostra dois tipos de sofrimento: o que decorre do excesso de paixão e o que é consequência de um acontecimento acidental (destino). Reduziu a importância do coro no teatro grego, relegando-o ao papel de observador do drama que se desenrola à sua frente. Também aperfeiçoou a cenografia e aumentou o número de elementos do coro de 12 para 15, porém esse número pode variar de acordo com o poeta que define a tragédia. Sua concepção teatral foi inovadora e elevou o número de atores de dois para três.

Sófocles, filho de Sófilos, era um rico membro do demo (pequena comunidade) rural da Colônia Hipius na Ática, que mais tarde se tornaria um cenário para suas peças, e provavelmente nasceu lá. Seu nascimento ocorreu alguns anos antes da Batalha de Maratona em 490 a.C.: o ano exato não é claro, embora 497 ou 496 seja talvez o mais provável. O primeiro triunfo artístico de Sófocles foi em 468 a.C., quando obteve o primeiro prêmio na competição de teatro Dionísia, vencendo o mestre então reinante do drama ateniense, Ésquilo. De acordo comPlutarco, a vitória veio em circunstâncias incomuns. Em vez de seguir o costume de escolher os juízes por sorteio, o arconte pediu a Címone aos outros estrategos presentes para decidir o vencedor do concurso. Plutarco afirma ainda que Ésquilo partiu para a Sicília logo após sua derrota para Sófocles. Embora Plutarco diga que esta foi a primeira produção de Sófocles, considera-se atualmente que isso teria sido um embelezamento da verdade e que a sua primeira produção foi, provavelmente, em 470 a.C. Triptólemo foi provavelmente uma das peças que Sófocles apresentou neste festival.

Sófocles se tornou um homem de grande importância nos salões públicos de Atenas, bem como nos teatros. Foi escolhido para liderar o canto de triunfo, um canto coral a um deus, aos 16 anos, comemorando a vitória marítima decisiva dos gregos sobre os persas na Batalha de Salamina. Esta pequena informação existente sobre a vida cívica de Sófocles mostra que ele era um homem bem quisto que participava de atividades na sociedade e mostrava habilidade artística notável. Ele também foi eleito como um dos dez estrategos, altos funcionários executivos que comandavam as forças armadas, como um colega iniciante de Péricles. Sófocles nasceu extremamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com