Sócrates
Resenha: Sócrates. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: MAURO0123 • 22/11/2014 • Resenha • 484 Palavras (2 Páginas) • 247 Visualizações
Sócrates
Antes dele não teria havido uma reflexão organizada sobre a ética e o "homem moral" a não ser o relativismo dos sofistas, neste sentido é inegável que ele é o "Pai da Ética".
É com os sofistas que Sócrates dialoga, em um esforço para refutar seu relativismo moral.
Sócrates defende a identidade entre os interesses individuais e os comunitários como único caminho para a felicidade, o que implica na valorização da bondade, da moderação dos apetites, na busca do conhecimento.
Ele próprio pensa na Ética não como uma especulação abstrata, mas como uma força transformadora, capaz de trazer a felicidade a ambos, Sociedade e Indivíduo – aliás a única forma de se obter esta felicidade.
A Moral e a Ética que Sócrates teve o mérito de trazer à baila como objeto de estudo segundo seus ideais de uma Cidade moralmente perfeita na qual houvesse uma harmonia entre os diversos interesses individuais e coletivos.
O problema ético, para Sócrates, é sobretudo uma questão de definição de termos. Nem toda justiça é justa. O princípio que teoricamente rege as instituições seriam aqueles elevados valores da cidadania.
O termo ética “é um adjetivo substantivado em cuja origem etimológica encontramos dois termos gregos: hJoV (êthos) – morada habitual, toca, maneira de ser, carácter e eJoV (éthos) – costume, uso, maneira (exterior) de proceder”.
Opinião sobre classe social
Brasil é um país composto por milhões de habitantes. Logicamente, nem todos vivem a mesma vida. Sendo o maior país da América Latina e tendo passado por várias mudanças políticas e econômicas ao longo dos anos, não podemos esperar que todos possuam a mesma condição social, pois são muitas as desigualdades. No Brasil existem pobres, ricos e muito ricos, cada uma dessas pessoas faz parte de uma classe social, ou seja, um grupo de pessoas que tem o mesmo poder aquisitivo, a mesma função, os mesmos interesses. A Sociedade caracterizada por um capitalismo desenvolvido, a classe dominante e a classe dominada, como consequência desta divisão, a humanidade presenciou várias lutas de classes, ou seja, cada uma tentando impor o seu jeito e sua maneira de viver para tentar superar e dominar as demais. Bom chego a conclusão que o dinheiro esta ACIMA DE TUDO E DE TODOS e com esses valores a humanidade fica cada vez mais barata logo chegando a valer nada por que?
...