Sócrates
Monografias: Sócrates. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: LudmilaXImenes • 20/3/2015 • 604 Palavras (3 Páginas) • 141 Visualizações
1ªParte
A primeira parte consiste no preenchimento das questões levantadas sobre os filósofos.
Sócrates: Quais são as características do método socrático?
O método socrático consiste na construção dos conceitos, através da desconstrução de um pensamento velho para a formação de uma nova concepção sobre o mesmo.
Através de um diálogo, o professor conduz o aluno a um processo de reflexão e descoberta dos próprios valores, fazendo-lhe perguntas simples e revelando, inicialmente, as contradições na sua forma de pensar (ironia) e posteriormente o auxiliando a redefinir seus valores, aprendendo a pensar por si mesmo (maiêutica).
Perguntas => Desconstrução do velho pensamento => Ignorância => Maiêutica => Novo pensamento
Platão: Quais são os elementos que compõem a teoria das ideias de Platão?
A teoria das ideias, com relação ao conhecimento, admite duas formas: o sensível e o inteligível.
O conhecimento sensível refere-se às imagens das ideias e representa o falso saber. No seu nível inferior encontra-se a aceitação dos fenômenos e no nível superior não aceita-se totalmente o saber definitivo, porém aceita-se a crença.
O conhecimento inteligível, no seu nível inferior, corresponde ao conhecimento discursivo, na elaboração das hipóteses e de formas matemáticas e no seu nível superior corresponde à intuição intelectual a qual tem por objeto, as ideias.
A teoria das ideias, com relação à realidade, tem o mundo inteligível que é o mundo verdadeiro, imutável e eterno, povoado pelas ideias e tem o mundo sensível são todas as coisas da natureza, pois só existem porque participam das ideias.
Aristóteles: O que é substância? O que é matéria e forma? O que é potência e ato?
Substância é aquilo que é em si mesmo. Para Aristóteles, a substância possui 4 características: aquilo que não pode ser predicado, aquilo que existe independente de todo o resto, aquilo que permanece apesar da mudança e aquilo que é a união da matéria e da forma essencial.
Matéria: é o princípio indeterminado de que o mundo físico é composto, se define por aquilo que uma coisa existe ou quando algo é feito. É caracterizada pela indeterminação e é pura passividade.
Forma: é aquilo que se faz com que uma coisa seja o que é. Refere-se ao aspecto que ela toma quanto à sua aparência.
Potência: é a ausência da perfeição e é a capacidade de tornar-se algo e, para isso, precisa de um ser já em ato.
Ato: é concebido como princípio ativo determinante. É o fim a ser atingido pela potência. É algo que já está realizado.
Santo Agostinho: O que é a teoria da iluminação?
A teoria da iluminação caracteriza-se por uma luz que não é material e que se atinge com o conhecimento da verdade. Considera a rememoração
...