Sócrates. Platão
Resenha: Sócrates. Platão. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Gaab77777 • 2/10/2013 • Resenha • 258 Palavras (2 Páginas) • 232 Visualizações
Sócrates
Nascido em Atenas foi um dos principais pensadores da Grécia Antiga. Foi o fundador do que hoje conhecemos por filosofia ocidental, seus primeiros estudos foram sobre a natureza da alma humana. Através do diálogo levava o conhecimento sobre o mundo e ser humano.
Tomamos conhecimento dele por meio de seus principais discípulos, Platão e Xenofontes. Não há registros de seus pensamentos escritos por ele mesmo.
Criticou as tradições e os costumes gregos,dizendo que os mesmos não auxiliavam no desenvolvimento intelectual dos cidadãos gregos.
Foi preso acusado de tentar subverter a ordem e os valores sociais,há indícios de que ele foi condenado a suicidar-se ingerindo um veneno.
Platão
Assim como Sócrates, Platão também nasceu em Atenas, foi um dos mais importantes filósofos gregos que influenciou intensamente na filosofia do ocidente. Suas idéias basearam-se na diferenciação entre as coisas sensíveis e as coisas visíveis, tendo se tornado um seguidor de Sócrates.
A visão de Platão em relação à educação era de que deveriam ser valorizados os métodos de conversação como um meio para se chegar ao conhecimento e o desenvolvimento da moral do homem, assim seria uma forma do homem se desenvolver intelectualmente e fisicamente.
Sofistas
Eram grandes oradores, que tinham uma habilidade incomum com a retórica e a persuasão. Tinham conhecimento em todas as áreas, sendo considerados sábios. Sócrates os acusou até de prostituição, já que os mesmos faziam uma troca, ensinando a argumentar, a discursar, a persuadir e convencer apenas a aqueles que podiam pagar pelos seus conhecimentos.
Apesar dos sofistas terem grande conhecimento, usavam desse artifício para induzir ao engano, beneficiando a si mesmo.
...