TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TALES MILETO

Artigo: TALES MILETO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2014  •  1.332 Palavras (6 Páginas)  •  931 Visualizações

Página 1 de 6

Não por acaso, Tales de Mileto é considerado o primeiro filósofo da história e o fundador da Matemática moderna. Apesar dos historiadores não saberem muito a seu respeito, é bem provável que ele tenha passado um longo período de sua vida no Egito e na Babilônia. Com os egípcios, Tales teria entrado em contato com os primeiros elementos da Geometria e com os babilônicos teria aprendido Astronomia.

Esses conhecimentos iniciais foram de fundamental importância nas formulações e indagações teóricas que ele viria a fazer depois. Na esfera da Filosofia, Tales se contrapôs à mitologia e indagou a origem do universo; na Mmatemática, investigou aspectos da natureza, questionou e elaborou teoremas acerca das propriedades matemáticas presentes nos números e nas figuras. Ele também teria formulado teoremas de fundamental importância para a Geometria e realizado um feito inédito: calculou a medida das pirâmides através de suas sombras.

Tales de Mileto foi reconhecido como o primeiro filósofo do Ocidente e apontado como um dos sete sábios da Grécia Antiga. Ele nasceu em Mileto, uma antiga colônia grega localizada na Ásia Menor, por volta de 645 ou 624 antes de Cristo. Alguns estudiosos consideram Tales o Pai da Filosofia Ocidental. Ele instituiu a Escola Jônica e estabeleceu conhecimentos sobre a ética, a política, a verdade e a totalidade que ainda são estudados e considerados nos tempos contemporâneos. Na filosofia, Tales girava seus pensamentos em torno de assuntos da natureza e seus elementos: Terra, Ar, Fogo e Água. Ele foi um visionário, percebia a realidade muito além de seu tempo. Tales veio a falecer, provavelmente, em 558 ou 556 antes de Cristo.

O pensamento de Tales

Diferente dos gregos antigos, Tales de Mileto foi o primeiro a rejeitar a visão religiosa sobre os componentes da natureza serem sagrados, como o Sol, os planetas e a Lua. Ele não acreditava que esses elementos eram deuses que deveriam ser reverenciados. Para Tales, a água era o elemento mais importante. Foi considerado um monista ao crer que tudo era constituído por uma substância primordial, para ele a água. O filósofo acreditava que toda a vida seria originada da água, embora seus discípulos discordassem de tal pensamento. Estes apenas concordavam apenas no que dizia respeito à existência de um princípio único para a natureza primordial. Experiências inovadoras como magnetismo fizeram parte dos descobrimentos de Tales. O magnetismo era algo que gerava bastante curiosidade na época. Ele foi o primeiro homem a explicar o eclipse solar ao verificar que a Lua é iluminada pelo Sol.

Tales de Mileto e a Geometria

Não foi somente na Filosofia que Tales se destacou. Seus estudos na Geometria são de grande importância para o mundo. Ainda em tempos atuais, suas descobertas são aplicadas em novas pesquisas e usadas para resolver cálculos matemáticos. Foi Tales quem demonstrou que os ângulos da base dos triângulos isósceles são semelhantes, mostrou o teorema que afirma sobre dois triângulos com dois ângulos de um lado, respectivamente, iguais, são iguais. O filósofo também disse que todo diâmetro divide um círculo em duas partes iguais, entre outros descobrimentos.

Frases famosas do filósofo

“Nunca faças o que te desagrada ver fazer a outros.”

“Procure sempre uma ocupação; quando o tiver não pense em outra coisa além de procurar fazê-lo bem feito.”

“Nem sempre muitas palavras indicam muita sabedoria.”

“Espera de teu filho o que fizeste com teu pai.”

“O maior é o espaço porque dentro dele cabe tudo. O mais veloz é o intelecto porque passa através de tudo. A mais forte é a necessidade porque tudo domina. O mais sábio é o tempo porque tudo revela.”

“Pega para ti o conselho que dás aos outros.”

“A esperança é o único bem comum a todos os homens; aqueles que nada mais têm – ainda a possuem.”

“Ajuda teu semelhante a levantar sua carga, mas não a carregues.”

“A coisa de maior extensão no mundo é o universo, a mais rápida é o pensamento, a mais sábia é o tempo e a mais cara e agradável é realizar a vontade de Deus.”

2-

TALES DE MILETO

Vida, história e descobertas de Tales de Mileto

Matemático, astrônomo, e grande pensador, Tales de Mileto percorreu o Egito, onde realizou estudos e entrou em contato com os mistérios da religião egípcia. Pouco se sabe sobre a vida e obra de Tales, mas ele foi o primeiro personagem conhecido a quem associam-se descobertas matemáticas, sendo ele que acreditava que o principal elemento do universo fosse a água. Através de seus estudos matemáticos, conseguiu juntar dinheiro suficiente para viajar pelo mundo e ir fazendo cada vez mais descobertas sobre a criação de nosso planeta e em relação a matemática e a ciência.

Tomando parte de sua teoria que dia que a água era o principal elemento e que foi dela que tudo se formou, Tales dizia que quando tal substancia se encontrasse densa, se transformaria em terra; quando aquecida, viraria vapor que, ao se resfriar, retornaria ao estado líquido, garantindo assim a continuidade do ciclo. Nesse eterno movimento, aos poucos novas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com