UM MUNDO EM MUDANÇA
Por: Letícia Alves • 29/10/2018 • Resenha • 524 Palavras (3 Páginas) • 242 Visualizações
UM MUNDO EM MUDANÇA
A partir da leitura do primeiro capítulo: “Um mundo em mudança” da obra “Um só mundo: a ética na globalização”, de Peter Singer, é visto uma relação direta entre a ética e a globalização, as quais andam juntas neste processo de mudança social. Tratando-se de globalização, neste contexto, percebe-se a grande influência do governo e de nossos representantes. Aqui serão desenvolvidas algumas questões levantadas acerca deste conteúdo de grande relevância para todos, tanto na questão da nossa individualidade quanto na coletividade.
O filósofo Peter Singer traz em seu texto sobre como a ética pode retratar questões atuais e que desta forma há possibilidades em contribuir para o bem em nosso mundo. Vemos que a ética não é apenas ações e pensamentos que fazemos e/ou temos, mas a ética também envolve aquilo que não fazemos. Nesta linha de pensamento é citado de como o governo possui influência, onde nossos lideres precisam ter o olhar voltado para o bem de toda a população, mesmo que sejam atacados ou prejudicados por outros povos, pois dependendo da atitude tomada pode ocasionar desde problemas econômicos até grandes guerras e isto deve ser evitado, uma vez que devem prezar pela proteção e pelos interesses do seu povo.
Segundo Peter Singer (2004, p. 10):
Está implícita no termo “globalização”, que substitui o mais antigo “internacionalização”, a ideia de que estamos ultrapassando a era dos vínculos crescentes entre países e começando a contemplar algo que supera a atual concepção de Estado nacional. Mas essa mudança precisa refletir-se em todos os níveis de nosso pensamento, especialmente em nossas ponderações acerca da ética.
Estamos em constante processo de mudança, principalmente no que se diz respeito ao progresso das tecnologias desenvolvidas de maneira a objetivar o acesso do maior número de pessoas possíveis, uma vez que a informação percorre numa rapidez imensurável. Nos dias atuais podemos estar conectados com outras pessoas do outro lado do mundo simultaneamente, diferentemente do que acontecia no antepassado, onde as pessoas poderiam até residir próximas umas das outras porém haveria a possibilidade de viver mundos distintos.
O socialista Karl Marx já havia afirmado que a tecnologia muda tudo e conforme Peter Singer desenvolve em sua obra (2004, p. 13): “essa foi a afirmação de Marx, e se foi uma perigosa meia-verdade, nem por isso deixou de ser esclarecedora. Quando a tecnologia venceu as distâncias, a globalização econômica se estabeleceu”. Desta maneira a tecnologia derrubou barreiras, uma vez que não existe apenas a forma de comunicação presencial e/ou por correspondência, a qual poderia demandar tempo, pois hoje em dia temos a facilidade de nos comunicar instantaneamente por tecnologias digitais e telefônicas.
Sendo assim, o desenvolvimento dessas novas tecnologias, a globalização tem sido vista positivamente para a população, pois assim podem ter a liberdade de resolver questões particulares e coletivas. Porém, da mesma maneira que pode ser utilizada para o “bem”, vemos a quantidade de indivíduos que fazem o uso para o “mal”, de modo a invadir a privacidade de outra pessoa, ou de uma organização, deixando de lado a relação da ética e moral. Cada pessoa é responsável pelos seus atos, assim devemos nos posicionar frente aa questão dessa era da globalização.
...