Waldir
Trabalho Universitário: Waldir. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: juliana.maria • 27/3/2015 • 2.153 Palavras (9 Páginas) • 358 Visualizações
A Capoeira, no momento, de modo muito pouco harmônico, está sendo transmitida por mega-grupos que, através de uma espécie de franquia, disputam o mercado mundial palmo a palmo. Além desses mega-grupos, existem grupos menores, até mesmo mestres independentes que, no Brasil ou no exterior, vão tentando fazer da Capoeira uma verdadeira profissão. Disto tudo, todos nós sabemos, resulta uma grande perigosa Torre de Babel, com alguns grupos "estrangeiros" já manifestando alguma dúvida sobre a hegemonia brasileira.
Temos, então, duas alternativas claras: 1. Ou declaramos guerra a esses "rebeldes ingratos" (o que só agravará a situação), ou 2. Cuidamos melhor da nossa Arte Afro-Brasileira, através, simplesmente, de uma outra Arte, a Arte da Administração.
Pois, é inegável que boa parte dos profissionais (ou semi-profissionais...) que ensina esta arte Afro-Brasileira não teve ainda a oportunidade de assimilar adequadamente a Arte da Administração. Sem um razoável domínio desta segunda Arte, a transmissão da primeira, fica prejudicada, inclusive sem um retorno a altura do talento do mestre. Administração pode ser definida em quatro palavras: Planejamento, Organização, Direção e Controle. Atualmente, a grande maioria dos mestres ignora, solenemente, essas quatro funções básicas. Valendo lembrar que, para começar a primeira função - Planejamento - será sempre de fundamental importância realizar um DIAGNÓSTICO GERAL (gerencial e institucional).
Em suma, da simples realização de uma roda de fundo de quintal a um grande congresso internacional de capoeira, quanto mais se sabe e se aplica a Arte da Administração melhor serão os resultados finais.
Embutido neste Bem Administrar vamos encontrar a urgência de melhor capacitar os profissionais da Capoeira para a importante função de captar recursos, tanto junto às entidades governamentais, como também, junto à iniciativa privada, ONGs e sociedade em geral.
Grupo Alvo:
Mestres, professores e agentes culturais, artísticos, desportivos, artísticos e educacionais, envolvidos direta ou indiretamente no ensino e gerenciamento de projetos sobre Capoeira. O público alvo deste primeiro ciclo de cursos e palestras são profissionais que desenvolvem trabalhos no interior paulista, mais especificamente nos municípios circunvizinhos de Piracicaba: Campinas, Sorocaba, Ribeirão Preto, Americana, Rio Claro, Araraquara, São Carlos. Como uma primeira experiência, alguns representantes da região paulistana deverão também estar presentes no evento.
A expectativa é que participem do evento 200 profissionais. Com isto, estima-se que o público atingido seja da ordem de 2.000 beneficiários, como reflexo das ações que cada participante terá após os cursos e palestras, sendo agentes multiplicadores dos conhecimentos alí compartilhado.
Parceiros:
Os principais parceiros para o desenvolvimento e execução deste ciclo de cursos e palestras são:
1. Congresso Nacional de Capoeira;
2. Congresso Estadual de Capoeira-SP;
3. Prefeitura Municipal de Piracicaba e representantes de administrações municipais da circunvizinhança;
4. Centro de Documentação, Cultura Negra, Política e Cidadania de Piracicaba;
5. Orgão Supremo Confederativo do Brasil da Capoeira - OSACABRAC-SP;
6. Centro de Integração Escola Núcleo Encantado - CIESC-SP;
7. Sociedade Beneficente Treze de Maio - Piracicaba
Tempo de duração:
O evento será desenvolvido no último final de semana do mês de Abril, sendo a abertura na Sexta-Feira (20h00-22h00), e o ciclo de palestras e debates no sábado (08h00-18h00).
Divulgação:
A divulgação acontecerá por meio dos principais veículos de comunicação da região de abrangência (Jornais, TVs, Internet e Rádios), bem como por meio das administrações municipais das cidades circunvizinhas.
PROGRAMAÇÃO
SEXTA-FEIRA:
19h00: Recepção e cadastramento
20h00: Solenidade de Abertura
Convidados
Prefeitura Municipal de Piracicaba
Centro de Documentação de Política e Cultura Negra
Sociedade Beneficente Treze de Maio
Osacabrac / Ciesc - SP
21h00: Homenagens às memórias de:
Claudival da Costa - Mestre Cosmo
Edson Camargo - Mestre Saruê
Edsel Clemente - Mestre Xerife
21h30: Apresentação de Tambú e Orquesta de Berimbau
22h00: Coquetel de Abertura
SÁBADO:
08h00: Cadastramento e Café de boas vindas
09h00: Apresentação da programação
09h30: Eventos diversos e Capoeiragem
Conferência - Simpósio - Seminário - Debate
Palestra - Convenção - Fórum - Congresso
Qual a forma de participação do capoeirista em cada tipo de evento destas naturezas, o que se pode esperar e o que não se pode esperar de resultado de tais eventos.
11h30: Debates e questionamentos.
...