A Cotonicultura
Pesquisas Acadêmicas: A Cotonicultura. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Loow • 16/5/2014 • 1.238 Palavras (5 Páginas) • 388 Visualizações
A cotonicultura redescobriu seu habitat no Oeste da Bahia, mais precisamente, na região dos cerrados. Fatores como as condições climáticas, a topografia e a qualidade dos solos, a localização geográfica, a infra estrutura e o perfil dos empresários já estabelecidos na região, têm contribuído para colocar a Bahia entre os principais estados produtores de algodão.
Além disso, a qualidade da fibra do algodão produzido na região Oeste apresenta características tecnológicas desejáveis para o mercado industrial, tais como: fibra tipo 5/6 e 6/0, comprimento 30/32 e 32/34 e micronaire variando entre 3,5 a 4,2 e produtividade média superior a 3.300kg/há, em cultivo de sequeiro.
O investidor terá á sua disposição opções de financiamentos, incentivos federais e estaduais, tais como, a redução de até 50% do Imposto de Circulação de Mercadorias-e serviços ICMS , através do programa de Incentivo a Cultura do Algodão- PROALBA, incidente sobre o valor da comercialização do algodão em pluma, além da fronteira do Estado. Através deste programa, o produtor contribuirá com 10% do imposto devido, para um fundo privado- FUNDEAGRO , que será revertido em pesquisa agrícola , defesa fitossanitária, monitoramento ambiental e promoção do agronegócio do algodão.
Topo
BOVINOS
A criação de bovinos é uma atividade econômica de grande relevância para o Estado da Bahia. A sua grande extensão territorial permite a existência de uma diversificada gama de formações vegetais, o que possibilita a criação de bovinos a pasto, ou “Boi Verde” , através do sistema de pastejo rotacionado, como também confinado e semi-confinado nas regiões produtoras de grãos do Oeste. Este leque abrangente de alternativas permite a produção do novilho precoce, com alto lucro, agregando valor a carne de qualidade superior.
Com a certificação da Bahia, concedida pela Organização Internacional de Epizooitas como zona livre de febre aftosa , com vacinação , está sinalizado um futuro promissor para a pecuária do Estado, representando condição indispensável para o acesso aos grandes e emergentes mercados internacionais de carne.
Estes fatos, entre outros, fazem com que a Bahia apresente-se como um dos Estados com grandes potencialidades para realização de investimentos produtivos no setor pecuário.
Em relação a pecuária de leite, a Bahia aumentou de forma significativa, nos últimos cinco anos, sua produção, atendendo a aproximadamente 85% do consumo de leite e derivados no Estado. Resultado devido, principalmente, a implantação do Programa da Pecuária Leiteira – PROLEITE, do Governo do Estado, que objetiva estimular o aumento da produção de leite, através da transferência de tecnologia, propiciando a melhoria do nível técnico, viabilizada pelo financiamento de matrizes e reprodutores de elevado padrão genético, possibilitando a melhoria das instalações nos estabelecimentos agrícolas e elevando as condições de suprimento alimentar dos animais.
Topo
PESCA E AQÜICULTURA
A Bahia possui um clima tipicamente tropical e a mais longa costa do país, com 1.188km, o que representa 14% da costa brasileira. Toda esta extensão é intermediada por diversos acidentes geográficos , a exemplo de barras, pontas, ilhas, recifes, cabos e coroas, que são os acessos naturais.
Fazem parte desta costa 43 municípios , com aproximadamente 200 pontos de desembarque de pescado e 11 importantes ecossistemas aquáticos, distribuídos numa grande rede hidrográfica, onde a piscicultura pode ser explorada numa área potencial de 50 mil hectares.
A produção de camarão em cativeiro- carcinicultira - desponta entre as maiores do país com uma demanda crescente tanto no mercado interno quanto no internacional devido a qualidade do produto. A Bahia possui uma área potencial de 110 mil hectares para a implantação de novos empreendimentos.
Topo
AVICULTURA
O aumento sucessivo na produção de grãos milho e soja na região Oeste da Bahia vem se tornando o fator de maior importância no desenvolvimento da avicultura no Estado.
A avicultura de corte na Bahia e, especificamente na microrregião de Feira de Santana, apresenta vantagens comparativas e competitivas em relação a outras regiões do Estado. Encontra-se numa situação privil;.oegiada , por dispor de recursos humanos e materiais, quantitativa e qualitativamente em abundância e com perspectivas de se tornar, com o complexo agroindustrial avícola, o maior pólo produtor de frango de corte do Nordeste, em condições de suprir o mercado interno e promover a exportação para países da África, Ásia e Europa.
A avicultura é, certamente, a atividade mais dinâmica do setor agropecuário e pode também ser explorada em pequenas áreas de terra em modernos sistemas integrados, de elevada eficiência.
Topo
CAPRINO / OVINICULTURA
O Estado da Bahia possui uma área bastante representativa situada na região semi-árida, estimada em dois terços do seu território total. Essa região tem uma forte vocação pastoril.
Os pequenos ruminantes (Caprinos e Ovinos), possuem a habilidade de aproveitar as espécies forrageiras existentes
...