A Era Da Estupidez
Artigo: A Era Da Estupidez. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tlcampos • 25/11/2014 • 757 Palavras (4 Páginas) • 2.482 Visualizações
“A Era da Estupidez”, é um filme que retrata a gritante indiferença da humanidade visto as grandes proporções dos efeitos do fenômeno aquecimento global.
Aquecimento global é o processo de aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto da superfície da Terra que ocorre desde meados do século XIX e que deverá continuar no século XXI, sendo conhecido também por "mudança climática" ou esfriamento global. O aquecimento e as suas consequências serão diferentes de região para região, porém nenhuma região do mundo será poupada de mudanças, e muitas serão penalizadas pesadamente, especialmente as mais pobres. estes problemas, inevitavelmente eles vão piorar em alguma medida por um efeito cumulativo retardado. Mesmo que as concentrações de gases estufa cessem imediatamente, certas reações já foram desencadeadas e seus efeitos não podem mais ser evitados, de forma que, se já existem evidente que a mudança para um modelo econômico de baixa emissão não acontecerá de imediato, por isso devemos nos preparar para enfrentar em breve dificuldades maiores do que as que vivemos hoje.
Este documentário reflete como a destruição ambiental atingiu de uma forma generalizada todo o mundo e como nós mesmos somos reféns da nossa falta de comprometimento com o cuidar do meio ambiente. O filme relata a cena de um velho sobrevivente no aniquilado mundo de 2055 que sobrevive solitário. É composto por muitos episódios de calamidades ambientais consequentes do aquecimento global que tiveram inicio por volta do século 21. Há um questionamento bastante reflexivo, onde o personagem se indaga por que nós humanos não resgatamos o ambiente enquanto havia tempo e oportunidade.
O filme conta com relatos verídicos de confissão de seis pessoas que, de alguma forma, contribuíram para a preservação do meio ambiente, porém também sofrem com as alterações ambientais e humanas no mundo em que vivem e o objetivo do filme é conscientizar urgentemente o que podemos e devemos fazer para alterar o triste futuro do nosso mundo por causa da ma utilização dos recursos naturais pelo homem de uma forma geral.
Dentre os depoimentos, podemos enumerar a tragédia como a do Furacão Katrina, que desolou o sul da Flórida, afim de conquistar aliados nessa missão tão importante que é a sustentabilidade. A realidade apresentada no filme por vários ângulos, vislumbra as grandes proporções das desigualdades sociais, seja esta, dada por pessoas que não se sensibilizam com suas atitudes. Não são capazes de entender que sua atitude individual, quando se remete ao cuidar do meio ambiente, atinge o coletivo, seja de uma maneira positiva ou negativa.
No vídeo, é muito interessante a argumentação de uma comunidade de ingleses que não são a favor da instalação de turbinas que fornecem energia eólica em troca da possível desvalorização financeira de suas fazendas por conta da “feiura” dos tais objetos, e o detalhe que mesmo nessas condições, tais pessoas insistirem que são a favor das energia alternativas.
Existem personagens que apresentam um modelo de vida sustentável, o que nos traz esperança de que também podemos ter uma vida desse tipo , e que ainda, para se viver assim, se começa nas pequenas coisas, são nas pequenas atitudes.
A “A Era da Estupidez” é um filme que traz relevantes considerações
...