TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Questão Étnico Cultural

Trabalho Escolar: A Questão Étnico Cultural. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  4.248 Palavras (17 Páginas)  •  21.021 Visualizações

Página 1 de 17

A Questão Étnico- Cultural

Introdução

Durante a Primeira Guerra Mundial, a Turquia lutou ao lado da Alemanha e, derrotada, viu-se privada de todas as suas possessões no mundo árabe. A Palestina passou então a ser administrada pela Grã-Bretanha, mediante mandato concedido pela Liga das Nações.

Depois de 1918, a imigração de judeus para a Palestina ganhou impulso, o que começou a gerar inquietação no seio da população árabe. A crescente hostilidade desta última levou os colonos judeus a criar uma organização paramilitar – a Haganah – a princípio voltada para a autodefesa e mais tarde também para operações de ataque contra os árabes.

Apesar do conteúdo da Declaração Balfour, favorável à criação de um Estado judeu, a Grã-Bretanha tentou frear o movimento imigratório para não descontentar os Estados muçulmanos do Oriente Médio, com quem mantinha proveitosas relações econômicas; mas viu-se confrontada pela pressão mundial da coletividade israelita e, dentro da própria Palestina, pela ação de organizações terroristas.

Após a Segunda Guerra Mundial, o fluxo de imigrantes judeus tornou-se irresistível. Em 1947, a Assembléia Geral da ONU decidiu dividir a Palestina em dois Estados independentes:

- Um judeu e outro palestino. Mas tanto os palestinos como os Estados árabes vizinhos recusaram-se a acatar a partilha proposta pela ONU

Localização

O Oriente Médio está localizado no Oeste da Ásia. Ele corresponde a região que se estende do Leste do Mar Mediterrâneo até o Golfo Pérsico.

Sua localização é especial por dois motivos. Primeiro, porque fica na confluência de três continentes – Ásia, Europa e África. E em segundo lugar, a localização tem particular importância porque os maiores produtores mundiais de petróleo ficam nessa região, principalmente no Golfo Pérsico. Comparada com o resto do continente, é uma região geograficamente pequena. Não há fronteiras precisas. Considera-se atualmente Oriente Médio toda a região que vai da Turquia, a oeste, até o Afeganistão, a leste, tendo como centro a parte asiática do Egito (país predominantemente africano), Israel, Jordânia, Síria, Líbano, Iraque, Irã e os países da península Arábica: Arábia Saudita, Kuwait, Iêmen, Omã, Bahrein, Catar e Emirados Árabes Unidos.

Pontos Estratégicos:

A região em estudo forma o contato entre três continentes (África, Ásia e Europa), possui três pontos estratégicos e uma área central estratégica para a geopolítica mundial:

Estreito de Bósforo e Dardanelos

O Estreito de Bósforo e Dardanelos representa a ligação entre o Mar Negro e o Mar Mediterrâneo, sendo a principal via de acesso ao Cáucaso.

O Estreito de Bósforo, localizado em Istambul – capital da Turquia, possui uma largura, entre suas margens mais estreitas, de menos de 700 metros. Isso torna a frota de petroleiros e navios mercantes russos vulneráveis, pois essa é a principal ligação entre a Rússia continental e o Mar Mediterrâneo.

Golfo Pérsico

Possui uma área de aproximadamente 233 mil Km², sendo a região com a maior concentração de reservas, produtores e exportadores de petróleo do mundo. Além disso, dois rios que foram base para o estabelecimento das mais importantes civilizações da Antiguidade têm sua desembocadura por meio do Canal de Chat al Arab, no Golfo Pérsico.

Estreito de Ormuz

As principais rotas de transporte do petróleo do Golfo Pérsico passam pelo estreito de Ormuz, que possui aproximadamente 50 km de largura em seu ponto mais estreito, passando depois pelo Golfo de Omã.

O controle desse estreito representa uma vantagem estratégica extraordinária, pois é um dos principais fluxos de abastecimento mundial.

Canal de Suez

Apesar de o Egito não estar incluído nessa regionalização do Oriente Médio, o país afeta diretamente a situação política da área.

Está localizado a Sudeste do Mar Mediterrâneo, ligando a Europa à costa oriental africana e à Península Arábica. Possui uma extensão com aproximadamente 163 km e uma largura média de 365 metros. Apresenta-se como um importante ponto de ligação comercial internacional e militar.

Traços Marcantes:

Podemos considerar algumas características que dão um caráter próprio ao Oriente Médio:

- A riqueza do petróleo, que não contribui para a melhoria do padrão de vida da população.

- A predominância de climas áridos e semi-áridos, o que torna a acua um recurso muito disputado.

- Diversidade étnica, religiosa e cultural dos povos da região.

-A existência de ódios seculares e inúmeros conflitos.

-O fato de ser o berço das três mais importantes religiões monoteístas: judaísmo, islamismo e cristianismo.

A criação do Estado de Israel e a questão palestina

Desde a Antiguidade, uma região do Oriente Médio é chamada de Palestina pelo império Britânico.

Aproximadamente em 120 a.C, os hebreus (judeus) conquistaram esta região. Porém, com consecutivos domínios estrangeiros sobre este território, foi iniciado um processo de dispersão da população judaica para outras regiões, embora grande parte ainda continuasse na Palestina.

Duas grandes revoltas ocorreram por parte dos judeus contra o domínio romano, ocasionado a demolição do Templo de Jerusalém, aumento da dispersão dos judeus e a proibição deles habitarem em Jerusalém, o que resultou na dispersão de hebreus pelo Império Romano.

Com isso, as populações helenísticas passaram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com