AS MUNDANÇAS CLIMÁTICAS E O AQUECIMENTO GLOBAL
Por: vinishinoda • 17/10/2021 • Relatório de pesquisa • 1.992 Palavras (8 Páginas) • 120 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9][pic 10]
[pic 11][pic 12][pic 13]
CARLA MARIA VASCONCELLOS
JAMILE GOMES DOS SANTOS
MARCUS VINICIUS DOS SANTOS BATISTA PEREIRA
[pic 14]
AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS E O AQUECIMENTO GLOBAL
SUMÁRIO
Introdução______________________________________________________
Referencial Teórico_______________________________________________
Justificativa_____________________________________________________
Problematização_________________________________________________
Cronograma_____________________________________________________
Sequencia didática________________________________________________
Considerações Finais______________________________________________
Referências______________________________________________________
Anexos__________________________________________________________
Apêndices________________________________________________________
INTRODUÇÃO
Nos últimos anos houve muita controvérsia e discussões a respeito das mudanças climáticas, muitos teóricos levantaram inúmeras teorias a respeito dessas ideias, alguns pesquisadores levam sua linha de raciocínio a uma vertente em que o aumento na temperatura da terra e algo natural, o que é de fato uma verdade, porem o homem após a Revolução Industrial, vem auxiliando no processo de devastação ambiental.
O desmatamento, a poluição, a exploração excessiva dos recursos naturais, a falta de cuidado com o planeta são fatos inerentes as mudanças climáticas, hoje temos muita devastação, problemas com desastres naturais, enchentes, desabamentos, chuvas acidadas, furações e muitos outros problemas decorrentes a interferência do homem ao meio ambiente.
Passar a pensar de maneira mais sustentável e a aprender a cuidar e utilizar os recursos naturais de maneira que, não degrademos mais o planeta e possamos retribuir de maneira saudável todo o bem e recurso que a terra nos provém.
- REFERENCIAL TEÓRICO
A Terra sempre passou por mudanças naturais, porem desde os últimos 200 anos com os avanços tecnológicos e os movimentos de globalização, a terra vem sofrendo uma maior incidência nos efeitos colaterais ao efeito estufa que e um processo natural da terra, processo pelo qual a terra consegue manter sua temperatura, esses efeitos colaterais, causa grandes devastações.
A Terra sempre passou por ciclos naturais de aquecimentos e resfriamentos, da mesma forma que períodos de intensa atividade geológicas lançaram à superfície quantidades colossais de gases que formaram de tempos em tempos uma espécie de bolha gasosa sobre o planeta, criando um efeito estufa natural. (BLANK, 2015, p. 158)
Todo esse processo vem causando uma grande devastação, hoje a grande massa de CO² que e lançada na atmosfera e relacionada aos processos de urbanização, desenvolvimento industrial e desmatamento, um processo antropogênico porem a uma grande controvérsia sobre o assunto e o real causador dessas mudanças climáticas, a pesquisadores que indiquem que esse é um processo natural da terra, que a mesma passa por ciclos, aumentando gradativamente a temperatura e o próprio processo glacial, pensamentos que nos levam a teoria de Gaia, onde todo esse processo nada mais é que uma forma natural da terra se renovar.
A ciência e a tecnologia se tornaram alvo de crítica na medida em que foram percebidas as relações do conhecimento científico e tecnológico como os pactos e impactos sociais. O estudo das controvérsias tecno e sociocientificas são essenciais para o entendimento crítico dessas relações. Uma controvérsia mostra as contradições ocasionadas pelo emprego equivocado de conhecimentos provenientes de fatores epistêmicos e fatores não epistêmicos. (SCHWERTL, OLIVEIRA e BAZZO, 2013, p. 2)
Mesmo com divergências de pensamentos, nós devemos nos preocupar com o aquecimento global que impacta diretamente a terra, causando diversos problemas, como o derretimento das calotas polares gerando transtornos ambientais e sociais, criando desequilíbrio e afetando diretamente as espécies marinhas, esses processos afeta as aves, tornando irregular as temporadas de migração, causando desordem e afetando as espécies. Todos esses processos são causados pelo aquecimento global, em grande parte causada pelo homem.
A hipótese mais aceita no meio científico é que o Aquecimento Global se deve, em grande parte, a fatores antropogênicos na exacerbação do efeito estufa. Adeptos a esta hipótese, os cientistas que compõe o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas – IPCC/ONU, consideram como causa principal para aumento da temperatura média do planeta, a elevada emissão do CO² produzida pela queima de combustíveis fósseis. (SCHWERTL, OLIVEIRA e BAZZO, 2013, p. 2)
A grande produção de CO² e o consumo exacerbados dos combustíveis fósseis, causa um distúrbio na atmosfera, devemos refletir o tamanho da devastação que estamos causando a terra, passar a utilizar fontes renováveis, diminuir o consumo e a exploração de petróleo, passando a usar de maneira mais consciente. A própria agricultura vem auxiliando nesses processos de degradação do planeta, o grande desmatamento causado pelos grandes produtores, tanto para pecuária quanto para a agricultura vem causando a devastação da biosfera.
Hoje, nas linhas que estudam os recursos naturais, o que se defende fortemente é a questão do desenvolvimento sustentável, vertente favorável a que a humanidade deve sim usufruir dos recursos naturais disponíveis, porém com a consciência de que a biodiversidade e o manejo sustentável de tais recursos devem ser mantidos, ou seja, a cultura da gestão sustentável dos recursos naturais. (BERTOLOTI, 2016, p. 66)
Devemos pensar de maneira sustentável, de maneira que não degrademos mais o meio ambiente, para que possamos assim minimizar o aquecimento global, utilizar da energia sustentável para suprir as cidade, passar a utilizar combustíveis renováveis, e que não poluam o meio ambiente, passar a desenvolver uma agricultura sustentável, diminuindo ou eliminando a utilização de agrotóxicos. A preservação do meio ambiente é uma manutenção a vida, assim podemos amenizar a devastação causada pelo homem nos últimos anos.
...