Ambiente terra e vida
Artigo: Ambiente terra e vida. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: leomaralmeida • 13/9/2014 • Artigo • 588 Palavras (3 Páginas) • 386 Visualizações
Ambiente terra e vida
A formação do sistema solar teve inicio a 6 bilhões de anos através da contração de um enorme nuvem de gás, há mais ou menos 4,5 bilhões de anos poeiras e gases se glutinaram por forças gravitacionais formando varias esferas entre elas a terra.
Crosta: camada externa do planeta que constituída em sua maioria de rochas as quais pode ser composta de vários tipo de minerais.
Manto: pode ser dividido em superior e inferior ele solido mas tem certa plasticidade e permitindo ajustes com a crosta .
Núcleo: seu contato com o manto e separado por uma pequena camada de características diferentes denominadas de Gutenberg.
Mineral: e um elemento ou composto químico resultante de processos inorgânicos,de composição química geralmente definida e encontrada naturalmente na crosta terrestre.
Tipos de rocha: ígnea, magmática, vulcânica ou eruptiva: são formadas apartir do derramamento de magma
Metamórfica: são resultantes da transformação das rochas vulcânicas
Sedimentar: são aquelas derivadas de detritos, fragmentos das vulcânicas e ou metamórficas
Bacias sedimentar: são bacias formadas por todos os tipos de rochas que sofrem decomposição através do processo de intemperismo.
Calcita; usada para cal e cimento/talco;usado na industria de papel,cerâmica,polimento de arroz/quartzo; usado para fabricar, vidro, esmalte, fibras óticas/ diamante; utilizada como instrumento de corte brocas, abrasivos serras diamantadas.
“Lei do mínimo no solo: A produção de uma planta é limitada pelo nutriente que estiver em menor quantidade no solo, em relação à necessidade da planta, mesmo que os demais nutrientes estejam em quantidades adequadas”
Macro nutriente: são que as plantas absolvem em maior quantidade pelas raízes; cálcio, fósforo, enxofre.
Micronutrientes: são aqueles que são absolvidos em menor quantidade;boro, cobre, cloro, zinco.
Pedologia: É ramo da geografia física, e é um dos dois ramos das ciências do solo, sendo o outro a edafologia. No entanto enquanto a pedologia considera o solo como um corpo natural, um produto sintetizado pela natureza e submetido à ação de intemperismos, a edafologia imagina o solo como viveiro natural para os vegetais 2 .
Ec: Massa de ar equatorial continental: -Características: de maior atuação no território brasileiro, influencia todas as regiões do país; massa de ar quente e úmida (formão no trópico e sobre a Floresta Amazônica), provocando chuvas devido a sua instabilidade e umidade.
Migração dos pingüins: pois estes vão a procura de alimentos e calor trazidos pelas correntes marinhas do atlântico e pacifico região considerada mais nutritiva do planeta.
Principais correntes marinhas do Brasil, 1 corrente da guiana, corrente do Brasil e corrente felklands.
Correntes marítimas são deslocamentos de massas de água oceânicas geradas pela inércia de rotação do planeta e pelos ventos. As correntes se movimentam por todos os oceanos do
...