Arpoador - Pim
Casos: Arpoador - Pim. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Bruno_iraha • 12/12/2014 • 1.222 Palavras (5 Páginas) • 239 Visualizações
Arpoador
Arpoador é o nome dado a uma praia e a uma formação rochosa, ambas situadas no bairro de Ipanema, no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, no Brasil. Localiza-se entre as praias do Diabo e de Ipanema. Apresenta espaço restrito, por se tratar de uma praia pequena, com cerca de 500 metros de comprimento.
A praia do Arpoador é conhecida como a praia dos surfistas, uma vez que conta com muitas ondas grandes, propícias à prática desse esporte.
O nome do local provém do fato de, no local, no passado, ser possível arpoarem-se baleias.
Na região do Arpoador, encontra-se o parque Garota de Ipanema, que leva o nome da famosa música de Vinícius de Moraes e Tom Jobim. Além de ponto de recreação e lazer, o parque também serve de palco para apresentações de artistas conhecidos.
Foi esta praia a escolhida pela alemã (radicada no Brasil) Miriam Etz para usar, pela primeira vez em terras brasileiras, o biquíni, e isto ocorreu em 1948.
Pedra e Praia do Arpoador
A Pedra e Praia do Arpoador é um pequeno e movimentado trecho de areia que situa-se entre uma pequena península de rocha onde fica o Forte de Copacabana e a parte inicial da Praia de Ipanema.
O local é famoso por causa da da bela vista do oceano e algumas ilhas, e também pela vista da praia de Ipanema e praia do Leblon, tendo como fundo deste cenário, atrás do Leblon, o Morro Dois Irmãos e Pedra da Gávea.
Famoso também pela praia que leva este nome, muito frequentada por surfistas, e com muitas histórias lendárias sobre o local desde os anos 60 e 70, da juventude de classe média (média e alta burguesia) que vivía à beira mar, procurava a liberdade e amor livre.
A praia do Arpoador, na verdade, é o início da faixa de areia da Praia de Ipanema, ou seja, o trecho entre a Pedra do Arpoador e alguns 500 metros que se seguem adiante em direção à Ipanema.
Caminhando sobre a Rocha
O fato de caminhar sobre a grande rocha, com alguns trechos ingremes e acidentados, cercada de mar, por sí só, já é um espetáculo. Nos ultimos tempos, foram acrescentadas alguns pequenos caminhos cementados.
Uma pena em minha opinião esta interferência, pois acho que a pedra deveria ser mantida intocada e em sua forma rustica, como a natureza ao mundo apresentou.
Acima, foto tirada de cima do Pão de Açucar, onde se vê a praia de Copacabana, e ao final o Forte de Copacabana e depois a Pedra do Arpoador.
O Arpoador e as Baleias
O nome Arpoador vem de tempos passados quando existiam baleias frequentando as costas do Rio de Janeiro e também a Baía de Guanabara. Credita-se o nome Arpoador ao fato de, neste tempo passado, ser possivel apoar baleias nas proximadades da costa, e provavelmente daquele local. Click aqui para ler mais sobre as baleias em águas do Rio de Janeiro.
A Praia do Diabo
Do outro lado da Pedra Arpoador, entre a mesma e a penínisula de rocha onde fica o Forte de Copacabana, fica a Praia do Diabo, que carrega este nome porque quando o mar está virado e de ressaca, se torna muito violente e bravio naquela pequena praia, se tornando um local perigoso. Na verdade, quando o mar está de ressaca, na faixa de areia da praia do Arpoador também ocorrem ondas muito altas, e ocasionalmente chegam a acarretar danos nas calçadas dos prédios.
Através da imagem ao lado, pode-se ver a localização das praias, a pequena peninsula de pedra do Forte de Copacabana e a rocha que é chamada Pedra do Arpoador
Paque Garota de Ipanema
Em frente à praia do Arpoador, entremeado entre os prédios que circundam a praia, existe uma praça e um parque, chamado "Garota de Ipanema". É também um local de lazer, com áreas planas, e também uma parte com pequena reserva ecológica, onde se pode subir em um morro um tanto ingreme com densa vegetação.
Acontecimentos Marcantes | Show de Música e Circo Voador
A região da Pedra do Arpoador e Parque Garota de Ipanema, foi local de alguns acontecimentos marcantes com relação à shows de música ao ar livre nos ultimos 30 anos.
Por lá já se apresentaram vários artistas para uma grande platéia em trajes de praia e vinda da praia, como Wagner Mautner com seu violino nos anos 80, e entre outros Carlos Lira, um dos grandes expoentes da Bossa Nova.
O Circo Voador, que foi um projeto cultural ou um legado ou um vôo mais ousado dos ex-integrantes do lendário grupo teatral Asdrubal Trouxe o Trombone teve sua primeira instalação no Circo Voador. Depois de lá permanecer por algum tempo num verão, o Circo Voador levantou voou e aterrisou ao lado dos Arcos da Lapa, ficando lá por muitos anos, onde os expoentes do Rock Nacional dos anos 80 lá se apresentaram, com Barão Vermelho, Legião Urbana, e até a velha guarda do Rock como o Made in Brasil.
O Circo Voador era
...