As Superpotências,a Bipolarização E A Guerra Fria
Pesquisas Acadêmicas: As Superpotências,a Bipolarização E A Guerra Fria. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Sley • 21/3/2015 • 2.221 Palavras (9 Páginas) • 837 Visualizações
Introdução
Após o fim da Segunda Guerra Mundial a Europa Ocidental deixou de ser a líder no cenário internacional, e o espaço passou a ser ocupado pelos Estados Unidos e pela União Soviética.
A Guerra Fria foi um período caracterizado pela extrema rivalidade política, ideológica, econômica e militar entre os líderes dos blocos capitalista. Como ambos os países previam um confronto diretos, eles deram início a uma nova corrida armamentistas, mas dessa vez nuclear.
Pactos Militares,foram criados,a Corrida armamentista
A primeira bomba atômica foi produzida pelos Estados Unidos. Quatro anos mais tarde, a URSS já tinham seu primeiro artefato militar atômico. Daí pra frente, as grandes potências adotaram a estratégia do equilíbrio pelo terror.
Prevendo os efeitos desastrosos que uma possível Terceira Guerra Mundial “atômica” poderia causar, começaram a ganhar força os movimentos pacifistas.
Corrida espacial
Durante a Guerra Fria também houve uma rivalidade técnico-científica entre EUA e URSS.
Em 1957 a URSS lançou o primeiro satélite artificial, o Sputinik. Em 1961, os soviéticos lançaram a nave espacial Vostok I, tripulada por Yuri Gagarin, o primeiro homem a fazer um vôo orbital em torno da Terra.
Em 1961 os Estados Unidos enviaram à Lua a nave Apollo 11, o que acabou consagrando Neil Armstrong como o primeiro homem a pisar na Lua.
As Superpotências,a Bipolarização e a guerra fria. (1947-1991)
Com o fim da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) que matou mais de 17 milhões de pessoas,os principais países envolvidos no conflito (França, Reino Unido, Itália, Alemanha e Japão) se encontravam em péssima situação socioeconômica.O cenário de destruição nessas nações era enorme,a infraestrutura estava totalmente abalada,além da grande perda populacional.
Caem as potências européias e sobem as Superpotências.
EUA (Estados Unidos da América) e URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) que apesar dos prejuízos gerados pela participação na Guerra, conseguiram manter uma estabilidade financeira, deram surgimento à uma polarização ideológica,política,social e econômica do mundo.
Começa o período conhecido como Guerra Fria que durou 4 décadas,entre dois blocos antagônicos,de um lado o capitalismo americano (Governado na época por Henry Truman 1884-1972),e do outro o socialismo Russo (Governado na época por Stalin 1879-1953)
Ao final das contas, nenhum tiro foi diretamente disparado entre os dois lados do “conflito”, o que justifica o nome Guerra Fria.O que se pode dizer é que esse conflito foi marcado pelas disputas indiretas entre as duas potências rivais em busca de maior poderio político, e principalmente militar sobre as diferentes partes do mundo.A guerra não aconteceu e se ocorresse uma, era certo que esta guerra não teria vencedores, haveria uma mútua destruição.
A bipolarização do mundo, no qual esses dois países (EUA e URSS) exerciam fortes influências sobre os demais países.
Por sua vez, a origem dos desentendimentos entre EUA e URSS está relacionada com os acordos entre os países vencedores da Grande Guerra antes mesmo dela ter terminado.Nas Conferências de Yalta (fevereiro de 1945) e de Potsdam (julho de 1945 – a guerra só terminou em agosto de 1945), os grandes líderes se reuniram para organizar o equilíbrio de poder na Europa recém destruída. Os representantes dos países beligerantes vitoriosos queriam deixar assegurados seus interesses estratégicos, econômicos e garantir áreas de influência tanto na Europa quanto no resto do mundo.
A divisão em dois blocos ficou explícita a partir de 1947, quando o presidente dos Estados Unidos, Harry Truman (1884-1972), em vários pronunciamentos, criticava a URSS, expressando a necessidade de conter o avanço do socialismo no mundo, declarando o confronto ideológico entre as duas superpotências, fato que ficou conhecido como Doutrina Truman.
Neste período (década de 1940), os Estados Unidos e a União Soviética passaram a ser chamados de superpotências,ou seja,super Estados, seja por seu poder militar, econômico ou pela dimensão territorial.
Os norte-americanos queriam manter sua soberania, enquanto que a União Soviética queria implantar o socialismo e acabar com a hegemonia americana.
Conferência de Bretton Woods
Essa conferência ocorreu em 1944, nos Estados Unidos, e determinou a instauração do dólar como moeda mundial, definindo uma nova ordem econômica, que estimulava o desenvolvimento capitalista e uma maior integração mundial, influindo ainda mais na presença mundial dos Estados Unidos como potência. Nessa mesma conferência, foram criados o FMI (Fundo Monetário Internacional), Bird (Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento) e o Gatt ( Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio) que em 1995 foi substituído pela OMC (Organização Mundial do Comércio),houve também a criação da ONU (Organização das Nações Unidas) Em 1945,onde 52 países assinaram a Carta das Nações Unidas com a intenção de preservar a paz recém conquistada.
Conferência de Yalta
Foi realizada uma conferência entre os Estados Unidos, Inglaterra e União Soviética, onde a União Soviética destacou a necessidade de uma área de influência, que foi determinada como a área do leste europeu, criando assim uma área de segurança junto a suas fronteiras.
Conferência de Potsdam
Essa conferência traçou os rumos da Alemanha no pós-II Guerra. A Alemanha, derrotada na guerra, foi dividida em quatro grandes zonas, uma para cada potência vitoriosa na II Guerra Mundial, ou seja, Estados Unidos, França, Reino Unido e União Soviética. Contudo a França e o Reino Unido cederam suas áreas de influência para o líder capitalista, os Estados Unidos. Posteriormente, os Estados Unidos criaram a RFA (República Federativa Alemã), capitalista e com a capital sediada em Bonn. Do outro lado, a União Soviética criou a RDA (República Democrática Alemã), socialista e com capital em Berlim. Essa divisão foi marcada pela construção do Muro de Berlim, que foi um dos maiores símbolos da guerra fria.
Doutrina Truman e Plano Marshall
É consenso considerar 1947 (...)
...