Calcita
Pesquisas Acadêmicas: Calcita. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: raquelleite • 10/7/2014 • 1.426 Palavras (6 Páginas) • 1.237 Visualizações
1- INTRODUÇÃO
Mineral é um corpo natural sólido e cristalino formado em resultado da interação de processos físico-químicos em ambientes geológicos. Cada mineral é classificado e denominado não apenas com base na sua composição química, mas também na estrutura cristalina dos materiais que o compõem.
Em nossa pesquisa abordaremos o mineral calcita que se encontra no grupo de minerais denominado carbonatos.
A Calcita é um carbonato de cálcio que apresenta a fórmula química CaCO3.
Seu nome provém da palavra latina calx, que significa cal queimada.
Trimorfo de aragonita e da veterita,forma uma série isomórfica completa com a rodocrosita. Sua cristalografia é Hexagonal-R; escalenoédrica-hexagonal.Os cristais são extremamente variados no hábito , muitas vezes altamente complexos.Cristaliza numa grande variedade de formas (mais de 300), formando também estalactites.Apresenta cor variável(branca, marrom,cinza,preta,alaranjada, incolor) e traço branco.
A calcita distingue-se por sua dureza (3), sua clivagem perfeita, cor clara e brilho vítreo.Distingue-se da dolomita porque os fragmentos da calcita apresentam efervescência no ácido clorídrico frio, ao passo que não acontece o mesmo com os de delomita.Distingue-se de aragonita por ter densidade relativa mais baixa e clivagem romboédrica.
Este mineral pode ocorrer como mineral de rocha,na forma de massas rochosas sedimentares enormes e amplamente espalhadas, nas quais é o único mineral preponderante, sendo o único presente em certos calcários.Pode também ocorrer como depósitos em cavernas na forma de estalactites e incrustações. E ainda como calcitas silícicas.
Alguns de seus principais depósitos, no Brasil e no mundo , serão citados ao longo deste trabalho.
O emprego mais importante da calcita é na fabricação de cimentos e cal para argamassa. Também é usado como corretor de pH em solos ácidos.Dentre outras utilizações , que serão abordadas posteriormente.
2-OBJETIVOS
Esta segunda parte do trabalho tem por objetivo estudar e pesquisar sobre os usos e ocorrências do mineral calcita .
Reconhecer as características desse mineral para construção do conhecimento.
Destacar os aspectos relevantes demonstrando os usos,importância,depósitos, ocorrências no Brasil e no mundo e curiosidades do referido mineral.
3- DESENVLVIMENTO
A calcita é um dos minerais de distribuição mais ampla.Este mineral pode ocorrer em rochas sedimentares (calcários de precipitação química ou biogênica), metamórficas e magmáticas.
A calcita é o principal constituinte dos calcários e mármores, ocorrendo também em conchas, na ganga de minerais metálicos, em meteoritos,tufos vulcanicos e carbonatitos.
Possui uma grande variedade de usos,dentre os quais os mais importantes incluem indústria agrícola (como corretivo de solo), indústria do cimento,indústria química, pedras ornamentais (mármores), instrumentos óticos (espato de Islândia).
3.1- Ocorrências:
3.1.1- Como um mineral de rocha.
É um dos minerais mais comuns e disseminados. Ocorre como massas rochosas sedimentares enormes e amplamente espalhadas, nas quais é o único mineral preponderante, sendo o único presente em certos calcários. Conhecem-se como mármores os calcários metamórficos cristalinos.
a calcita é um constituinte importante das margas e arenitos calcários .As rochas calcárias formam-se por processos orgânicos e inorgânicos. No primeiro caso resulta da deposição em fundo marinho, de grandes camadas de material calcário, sob a forma de carapaças e esqueletos de animais marinhos. Uma proporção menor dessas rochas formaram-se diretamente pela precipitação de carbonato de cálcio.
• Ocorrências no Brasil: No Brasil as ocorrências mais significativas encontram-se na Bahia (depósitos de Irecê,Bom Jesus da Lapa e Brejões); Minas Gerais (Mina Usamu Utsumi,em Cercado, Depósito do Agostinho, em Poços de Caldas);Mato Grosso- Pará- Amazona (depósito das Províncias Alta Floresta-Tapajós ; Pará (Depósito de Cumaru);Paraná (Mina do Perau, em Tunas do Pará); Piauí (Mina de Pedro II – espato –da- Islandia ); Rio de Janeiro (Depósito de Campos dos Goytacazes);Rio Grande do Sul(depósitos de Ametista do Sul e Planalto); Santa Catarina (Depósito do Balneario Camboriú) e São Paulo (depósitos de Jacunpiranga e Iporanga).
• Ocorrências no Mundo: os principais jazimentos encontam-se na Alemanha (Sankt Andreasberg,Niedersachsen, nas Montanhas Harz; Freiberg,na Saxônia ); Cazaquistão (Sarbayskoye, em Rudnyi);Estados Unidos da America (Minas de Elmwood,no Tennessee;Carlsbad, no Novo México;Joplin, no Missouri;Distrito Cuprífero do Lago Michigan,Kewenaw Point, em Michigan;Mammonth Hot Springs, Parque Nacional do Yeloowstone, no Wyoming;Bad Lands , em Dakota do Sul);Islândia (Depósitos de Helgustadir e Reydarfioerdur); México (Minas de Ojuela, em mapimi;Naica e Sanra Eulália , Chihuahua;Charcas , em São Luis de Potossí).Dentre outros vários depósitos.
As figuras abaixo são exemplos de minas de calcita no Pantanal, Mato grosso do saul, Brasil.
FIG.1:Mina de calcita, Pantanal ( MS ) FIG.2:Mina de calcita, Pantanal ( MS) FONTE:Planeta pedra. FONTE:Planeta pedra.
3.1.2- Como depósitos em cavernas.
As águas calcárias, evaporando-se nas cavernas de rochas carbonatadas, depositam , muitas vezes,a calcita
...