Cidades Brasileiras Passado E Presente
Monografias: Cidades Brasileiras Passado E Presente. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: larissacsilva • 20/7/2014 • 407 Palavras (2 Páginas) • 2.090 Visualizações
Cidades Brasileiras do passado ao presente
O povoamento do Brasil começou depois de seu descobrimento, primeiro se deu com a ocupação dos portugueses em acampamentos, alguns anos se passaram até se tornarem povoados litoreiros e que foram se distanciando da costa até se tornarem vilas.
1: A terra do Pau-Brasil
Ao chegar à America central os espanhóis encontraram ouro, prata, panos coloridos, grandes plantações e cidades de pedras, os portugueses por outro lado, ao chegarem à America do Sul (mais especificamente no Brasil) encontraram aldeias de madeira, palhas e fibras, rodeadas de florestas, poucos vegetais, utensílios de barro adornos de sementes e fibras e abitantes nus.
Mesmo sem eles ter o conhecimento das riquezas (ouro, prata, metais e ferro) os portugueses se encantaram com o novo local. E na mata Atlântica encontraram nações indígenas e esse encontro foi cercado de curiosidades de ambas as partes.
As diferenças físicas e culturais entre eles eram visíveis, cor da pele, vestimentos, adornos, divisão do trabalho, causava admiração e estranhamento.
2: Os brasileiros
A primeira grande riqueza encontrada pelos portugueses foi uma arvore de tronco espinhoso e creme vermelho, parecida com o pau-brasil da Ásia, dando origem ao seu nome.
Durante trinta anos foi explorada e os mercadores que transportavam o pau-brasil da “nova terra” para Portugal, com o passar do tempo ganharam o nome de brasileiros e o nome de Terra de Santa Cruz, foi substituído por Brasil.
3: Os primeiros povoados
Por certo tempo o Brasil foi entregue ao léu, sem que o rei de Portugal se preocupasse com a terra e suas riquezas. Depois de um tempo, porém, temendo que suas terras fossem tomadas por exploradores europeus, o rei doou as terras do Brasil aos nobres portugueses para que estes plantassem cana-de-açúcar. Cada nobre que se mudou para cá trouxe a família, lavradores, ferreiros, marceneiros, pedreiros, padeiros, barbeiros e um padre, criando-se assim os primeiros povoados.
Eram povoados simples, onde conviviam indígenas, portugueses e mestiços, cada família conservando seu próprio costume.
Com a colheita de cana começou os primeiros confrontos, já que os indígenas não possuíam o costume de trabalhar o dia todo.
Mas mesmo em meio a doenças, calor e disputas sete povoados se formaram: São Vicente e Santos, Porto Seguro, Santa Cruz, Ilhéus, Vila do Pereira, Olindo e Igaraçu.
...