Construindo o planeta terra
Por: karolyna • 10/9/2015 • Dissertação • 711 Palavras (3 Páginas) • 3.790 Visualizações
Construindo o Planeta Terra
Nosso planeta terra foi começando a se formar através de poeiras e rochas que eram atiradas pela gravidade, a mais ou menos 5 bilhões de anos atrás. Não existia terra, somente o sol ainda era existente. Demorou milhões de anos para que a terra se formasse. No início não existia ar na terra, somente dióxido de carbono, nitrogênio é vapor da água que era muito quente é tóxica, de perto da terra, a temperatura ultrapassava 12 mil graus Celsius.
O planeta recém nascido era uma espécie de magma em evolução, dentro dos meteoros existem cristais de sais utilizados na cozinha é dentro do sal minúsculas gotas de água, os meteoritos bombardearam a terra por mais de 20 bilhões de anos, como dentro de cada meteorito existiam uma pequena quantidade de água, foi daí que surgiram imensas piscinas de águas no planeta terra. É depois disso a superfície esfriou cerca de 70° a 80°C, que foi o suficiente para a transformação da crosta terrestre. Cada gota em poço do oceano tem mais de bilhões de anos e pode ter corrido bilhões de km para nós alcançar.
Depois houve uma tempestade na terra, a lua está tão próxima da terra que sua gravidade é devastadora, mais com o passar do tempo a lua vai se afastando, é o planeta passa a girar mais devagar. É a chuva de meteoritos não para desde o nascimento do planeta, é os seres vivos que já existiam na terra eram apenas as bactérias unicelulares. A crosta terrestre se dividiu em enormes placas, é o núcleo está em movimento.
Rondinía é formada, a temperatura está de 30°C é os dias possuem 18 horas. Primeiro o planeta era um bola de fogo em fusão, agora é uma bola de gelo. A superfície está congelada, mas o núcleo está mais quente que a superfície do sol. É os vulcões estão em erupção desde que o mundo começou a esfriar, mais esse tremendo calor produzido pelos vulcões não teve impacto nenhum sobre o gelo.
Após 15 milhões de anos o gelo começa a derreter, é a água é a receita perfeita para a vida! Foram encontradas vidas no oceano, onde foi visto pela última vez as bactérias. Foi encontrada a 540 milhões de anos atrás em um oceano cheio de oxigênio, as bactérias primitivas evoluíram, um monte de plantas devem ter conseguido sobreviver a era glacial, havia plantas por todo lado e algo mais, existiam umas espécies de lesmas com armaduras, eram uma nova célula de organismo pluricelulares complexos. A explosão Cambriana aumentou o nível de oxigênio permitindo que as criaturas cresçam e tenham ossos. Existem minhocas, é os trilobitas são parentes distantes dos insetos, das lagostas e escorpiões. Anomalocaris ele tem cerca de 60 cm de comprimento. Pikaia possuem a coluna vertical
O avanço da vida parece ser incontrolável. A 460 milhões de anos atrás e as placas ainda se movimentavam, é estamos a procura de vida na terra. Mas não temos muitas coisas, a não ser algas. A explicação é o sal, sua radiação morta acaba com tudo. Tiktaalik é um animal que se locomove fora a água. Existiam musgo e samambaias que chegavam a 30 metros de altura, existiam libélulas. Os artrópodes foram os primeiros a pisar na terra.
O oceano foi ficando rosado, e já não existia mais nada no oceano, além de algas rosas. A 200 milhões de anos atrás há pangeia foi se expandindo de um polo ao outro. A vegetação cresce novamente é possuem seres vivos. Depois encontraram dinossauros com 4,5 metros de altura, os dinossauros povoaram a terra. É a crosta está ficando mais fina expelindo lava é tremendo com terremotos. As placas tectônicas estão se movimentando novamente. Com tanta vida no fundo do mar, também vem a morte, existem plantas e peixes mortos no fundo do mar, é depois isso irá virar petróleo. O fundo do mar foi se dividindo em dois e foi virando montanhas. Os dinossauros morreram é deram fim na sua espécie então assim deram espaços para nossos ancestrais. A ciência explica que viemos das evoluções dos mamíferos, mais precisamente dos macacos. E perante todos esses acontecimentos, a cada dia havia mais e mais evoluções até chegarmos nos dias de hoje, só que até neste exato momento as evoluções continuam acontecendo gradativamente.
...