Desastres Ambientais
Dissertações: Desastres Ambientais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Secrety_58 • 16/3/2015 • 656 Palavras (3 Páginas) • 501 Visualizações
A tempestade ciclônica muito severa Nargis foi um intenso ciclone tropical que causou o pior desastre natural na história de Mianmar. Nargis é o ciclone tropical dotado de nome que provocou mais mortes na bacia do Oceano Índico norte. Nargis formou-se em 27 de Abril durante a temporada de ciclones no Oceano Índico norte de 2008 e causou intensa devastação ao longo do delta do rio Irauádi, em Mianmar, uma das áreas mais densamente povoadas do mundo. Esse fenômeno por onde passou deixou em media de 78 a 124 mil mortos.
O sismo do Haiti de 2010 foi um terremoto catastrófico que teve seu epicentro na parte oriental da península de Tiburon. O abalo alcançou a magnitude 7,0 Mw 4 e ocorreu a uma profundidade de 10 km. O terremoto causou grandes danos a Port-au-Prince, Jacmel e outros locais da região. Milhares de edifícios, incluindo os elementos mais significativos do patrimônio da capital, a principal prisão do país e todos os hospitais, foram destruídas ou gravemente danificadas. Nesse fenômeno acabou deixando 316 mil mortos e 350 mil feridos.
O temporal na ilha da Madeira em 2010 em Portugal foi uma sequência de acontecimentos iniciados por forte precipitação durante a madrugada do dia 20 de fevereiro, seguida por uma subida do nível do mar. Estes acontecimentos provocaram inundações e derrocadas ao longo das encostas da ilha, em especial na parte sul. Deixando 600 vitimas desabrigadas e 47 mortos além de feridos.
O sismo do Chile de 2010 ocorreu ao longo da costa da Região de Maule no Chile em 27 de fevereiro de 2010, atingindo uma magnitude de 8,8 na escala de magnitude de momento e durando três minutos. Alertas de tsunami foram emitidos por 53 países e um tsunami foi registrada, com ondas superiores a 2,6 m, no mar de Valparaíso, Chile. Ela também confirmou a morte de pelo menos 723 pessoas. Muitos outros foram registrados como desaparecidos sismologistas estimam que o terremoto tenha sido tão poderoso que o sismo teria encurtado a duração do dia em 1,26 microssegundos e deslocado o eixo terrestre em 8 cm.
Enchentes e deslizamentos de terra atingiram o estado do Rio de Janeiro, localizado no Sudeste do Brasil, em janeiro de 2011. As cidades mais afetadas foram Teresópolis, Nova Friburgo, Petrópolis, Sumidouro e São José do Vale do Rio Preto, na Região Serrana do estado. Os serviços governamentais contabilizaram 916 mortes1 e em torno de 345 desaparecidos. A região voltou a receber precipitação dias posteriores. Até mesmo a cidade do Rio de Janeiro entrou em estado de atenção no dia 15 de janeiro por fortes chuvas nas zonas norte e oeste, segundo o Centro de Operações Rio. Alerta para o dia 16 e 17 de janeiro foi repassado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), tendo a possibilidade de mais chuvas para toda a região, decorrente das condições favoráveis.
Sismo e tsunami de Sendai de 2011 ou sismo e tsunami de Sendai foi um sismo de magnitude de 8,9 MW com epicentro ao largo da costa do Japão. O epicentro foi a 130 km da costa leste da península de Oshika, na região de Tohoku, com o hipocentro situado a uma profundidade de 24,4 km. O sismo atingiu o grau 7 — a magnitude máxima da escala de intensidade sísmica da Agência Meteorológica do Japão. O sismo provocou alertas de tsunami e evacuações na linha costeira japonesa do Pacífico e em pelo menos 20 países, incluindo toda a costa do Pacífico
...