Desenvolvimento Econômico da China
Artigo: Desenvolvimento Econômico da China. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: luce1204 • 7/10/2014 • Artigo • 420 Palavras (2 Páginas) • 249 Visualizações
Desenvolvimento Econômico da China
A República Popular da China é o país mais populoso do mundo, sendo certo que possui uma política socialista e é governado pelo Partido Comunista China.
Por muito tempo a China foi vista internacionalmente como um local de mão de obra barata e, deste modo, de barateando as mercadorias produzidas naquele país. Por isto, as grandes multinacionais começaram a instalar suas fábricas no oriente.
Além da mão de obra barata, a legislação trabalhista pouco exigente também sempre serviu de incentivo aos investimentos externos. Agora, vamos analisar a situação atualmente, de modo a constatar se a China continua sendo um lugar atrativo e bom para realização de negócios.
A legislação trabalhista chinesa é bem estabelecida, datada de 1925, porém o não cumprimento da Lei a torna ineficaz. Isto de certo modo ajuda a instalação de empresas que querem mão de obra barata.
Segundo um estudo do Banco Mundial denominada “doing bussiness 2012”, para classificar um país como um local bom para realização de negócios é necessário analisar as condições macroeconômicas, o tamanho do mercado, as qualificações da força de trabalho e a segurança, além das leis e condições trabalhistas. Ainda sim, tal trabalho classificou 183 países quanto a facilidade de fazer negócios, sendo certo que classificou a China como 91º país com facilidade para negociar. Ressaltando-se que Hong Kong está em 2º e Taiwan em 25º, ambos territórios chineses.
Referido estudo do Banco Mundial levou em consideração procedimentos simplificados eficazes para processos regulatórios como a abertura de empresas e a obtenção de alvarás de construção, bem como adotaram proteção jurídica eficiente dos direitos de propriedade.
Outro sinal que a economia da China está em grande evolução é o ranking de competividade global para 2010 e 2011 emitido no Fórum Econômico Mundial em que a china subiu duas posições no ranking ocupando o 27º lugar. Tal posição foi a mais elevada dentre os países componentes do BRIC (Brasil, Rússia, India e China), além da África do Sul.
Por fim, conclui-se que o desenvolvimento econômico da China está em evolução, sendo certo que está qualificando a mão de obra e remunerando melhor os funcionários, além de uma reformulação em sua legislação trabalhista. Em relação aos países emergentes, juntamente com a Índia tem a melhor perspectiva de crescimento, até mesmo pela sua enorme população.
Bibliografia:
• http://www.estadao.com.br
• China - Uma Nova História
Autor: Fairbank, John King; Goldman, Merle
Editora: L&PM
• A Extraordinária História da China
Autor: Couto, Sérgio Pereira
Editora: Universo dos Livros
...