Dimensão E Localização
Trabalho Universitário: Dimensão E Localização. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: amandafmachado • 25/6/2014 • 848 Palavras (4 Páginas) • 4.600 Visualizações
Dimensão e localização
O continente americano é o segundo mais extenso do mundo, com uma área territorial de aproximadamente 42 milhões de km ², superado somente pelo continente asiático. Possui uma população de mais de 925 milhões de habitantes, correspondente a 14% da população mundial.
A América está totalmente localizada no Hemisfério Ocidental, sendo banhada ao norte pelo Oceano Glacial Ártico, a leste pelo Oceano Atlântico e a oeste pelo Oceano Glacial Pacífico. O continente é cortado por quatro paralelos principais: Círculo Polar Ártico, Trópico de Câncer, Equador e Trópico de Capricórnio.
O continente americano tem uma porção territorial bastante alongada no sentido norte-sul: há uma distância de quase 16 mil quilômetros entre o norte (a 83° de latitude norte na Groenlândia) e o sul (a 56° de latitude sul na Terra do Fogo). Essa grande extensão é um dos fatores que explica as diversas paisagens naturais encontradas na América.
Regionalização da América
Regionalização física
Para definir a divisão do continente em ‘’três Américas’’ é usado o critério de distribuição das terras no sentido norte-sul. A configuração territorial do continente americano permite diferenciar dois grandes conjuntos maciços de terras: a América do Norte e a América do Sul. Essas ‘’duas Américas’’ então juntas por um istmo que formam a América Central, juntamente com as ilhas próximas. Esta se subdivide em América Central Continental (constituída pelo istmo) e a América Central Insular (constituídas pelas ilhas).
Regionalização histórica cultural
Uns dos critérios que definem essa regionalização se referem a colonização: língua falada e nações colonizadoras predominantes. A América Latina foi colonizada principalmente por portugueses e espanhóis. Por isso, a língua oficial da maioria dos países da América é o português e o espanhol, línguas de origem latina. Já a América Anglo-Saxônica, onde o inglês é a língua predominante, foi colonizada principalmente por ingleses.
A regionalização por blocos econômicos
Como vimos, há diversos blocos econômicos regionais formados e em processo de formação.
Mercado Comum do Sul (Mercosul)
Em 1991, o Mercosul foi formado por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. A Venezuela aderiu a esse bloco em julho de 2006. Esses países adotaram politicas de integração econômica e comercial, estabelecendo a livre circulação de bens, serviços e capitais. Diversas mercadorias fabricadas nos países-membros podem ser comercializadas internamente sem tarifas de importação. Diferentemente do Nafta, o Mercosul prevê a livre circulação de pessoas. O bloco enfrenta dificuldades para concluir a integração econômica e comercial desde a sua criação. Isso ocorre principalmente devido ás grandes diferenças econômicas entre os países-membros.
Acordo de Livre Comércio da América do Norte (Nafta)
Em 1994 o Nafta entrou em vigor e prevê a eliminação gradual das barreiras ao comercio, permitindo a livre circulação de mercadorias entre os três países da América do Norte. Não é permitido, no entanto, a livre circulação de pessoas entre os países-membros.
Pacto Andino
Bloco econômico instituído em 1996 com o objetivo de promover a integração comercial, politica e econômica entre
...