Espaço Geográfico – Passado, presente e futuro
Por: maahhanson • 2/4/2018 • Projeto de pesquisa • 807 Palavras (4 Páginas) • 887 Visualizações
Instituto Educacional Luterano
Espaço Geográfico – Passado, presente e futuro.
Ferraz De Vasconcelos, 2015
Instituto Educacional Luterano
Espaço Geográfico – Passado, presente e futuro.
[pic 1]
Ferraz De Vasconcelos, 2015
Sumario
Introdução........................................................................................................Página 3
Espaço Geográfico...........................................................................................Pagina 4
Conclusão........................................................................................................Pagina 6
Referencias......................................................................................................Pagina 7
Introdução
O espaço geográfico é aquele que foi modificado pelo homem ao longo da história, em qualquer região ou fração de espaço do planeta. Um conceito bastante presente na geografia em geral, o espaço geográfico apresenta definição bastante complexa e abrangente. Outros conceitos também relacionados ao espaço geográfico, ou antes, que estão contidos nele são: lugar, que é um conceito ligado a um local que nos é familiar ou que faz parte de nossa vida, e paisagem que é a porção do espaço que nossa visão alcança e é produto da percepção.
Didaticamente, o espaço geográfico pode ser entendido como o espaço natural modificado permanentemente pelo homem por meio de seu trabalho e das técnicas por ele utilizadas.
Espaço Geográfico
Passado
O ser humano, diferente de outros seres vivos em nosso planeta, tem a capacidade de causar as maiores transformações na natureza, e por meio delas, criar novas paisagens, o que tiramos disso é: não havia espaço geográfico antes dos humanos.
Qualquer trecho da superfície que não sofreu ação antrópica é denominado espaço natural, o que não significa que ele seja estático, já que fenômenos naturais como furacões, chuvas, neve, vulcões e etc podem mudar drasticamente uma paisagem, ou seja, mesmo sem ação humana a terra estaria constantemente mudando.
A chegada dos humanos e suas diferentes necessidades, no entanto, os leva a produzir ou transformar paisagens diferentes. Inicialmente essas mudanças eram baseadas em uma economia predatória, ou seja, os primeiros humanos vivam de coleta de frutos, raízes encontradas nas matas, caça e pesca, nada produzido, tudo retirado da natureza. Logo após, quando o ser humano passou a ser nômade, levou a população humana a se espalhar por quase toda superficial terrestre.
O período Neolítico trouxe as primeiras civilizações, junto com o sedentarismo e os primeiros núcleos de espaço geográfico, depois de um longo período de mais de 10 mil anos, isso acabou originando uma economia produtiva, dando início a Revolução Agrícola, onde os humanos tinham mais controle e técnicas mais desenvolvidas para sua sobrevivência.
Presente
Com o avanço da tecnologia, surgiram as cidades, que são os espaços geográficos ondem se concentram pessoas, moradias e outras formas de construção, além de serviços como saneamento básico, médico, transporte etc.
Nessas áreas, denominadas áreas urbanas, raramente se ve atividades agrícolas, e sim serviços e comércios desenvolvidos, podendo ou não ter atividades industriais.
Tornando-as a forma de espaço geográfico modificado pela ação antrópica onde mais se nota a transformação da paisagem. O crescimento natural da população e o aumento do êxodo rural levam a urbanização, o que aumenta ainda mais essas grandes transformações ocorridas no espaço geográfico, ainda mais com as metrópoles, megacidades e a cidades globais.
...