Florestas
Tese: Florestas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: souzaline • 23/9/2013 • Tese • 366 Palavras (2 Páginas) • 519 Visualizações
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O Iluminismo, surgido no século XVIII, caracterizou-se por uma brusca mudança das idéias. Ele trouxe a revolta contra as autoridades, contra o autoritarismo, contra o poder da Igreja. Foi marcado pelo racionalismo, a crença inabalável na razão humana. Para os iluministas, sua tarefa era a de criar um alicerce para a moral, a ética, a religião, que estivesse em sintonia com a razão imutável do homem. Esse período na Europa era marcado pela superstição e incerteza e os iluministas teriam a tarefa de “iluminar” a população, criando, assim, a Enciclopédia e a pedagogia. Acreditavam ainda que, quando conhecimento e razão se estivessem difundido, a humanidade faria grandes progressos. Além disso, pregavam o retorno à natureza, principalmente na teoria de Rousseau, ou seja, todo o mal estaria na sociedade civilizada, já que o homem seria bom por natureza. Criaram ainda o cristianismo humanista, que seria a religião natural, uma religião em consonância com a “razão natural” do homem (GAARDER,
1995).
O pensamento iluminista culminou com a Declaração Universal dos Direitos do Homem e do Cidadão, que pregava os direitos naturais do cidadão, ou seja, para se ter esses direitos basta nascer como ser humano. Consistiu basicamente na luta contra a censura, pelo direito à liberdade de pensamento, contra a escravidão e para a inviolabilidade do indivíduo. Então as três principais características das teorias morais iluministas foram o racionalismo, a existência de uma leiinterior inata e a igualdade entre os seres humanos.
2. A TEORIA MORAL DE JEAN – JACQUES
ROUSSEAU
Como, em uma palavra, perguntando
sempre aos outros o que somos e não
ousando jamais interrogarmo-nos a nós
mesmos sobre esse assunto, em meio a tanta
filosofia, humanidade, polidez e máximas
sublimes, só temos um exterior enganador e
frívolo, honra sem virtude, razão sem
sabedoria e prazer sem felicidade
(ROUSSEAU).
Rousseau, citado por FREITAG (1992), em
seu pensamento filosófico, traz a idéia de
um princípio inato que permite às pessoas o
julgamento de bom e mau, justo e injusto,
certo e errado e chamou-o de consciência.
Para PADOVANI & CASTAGNOLA (1984),
este filósofo foi a figura mais singular desta
época, reconhecido em toda parte como o
criador de uma teoria filosófica de grande
valor que traz uma discussão entre o
problema pedagógico,
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