GLOBALIZACÃO
Pesquisas Acadêmicas: GLOBALIZACÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Jcarlo • 25/3/2015 • 476 Palavras (2 Páginas) • 207 Visualizações
1) Estado de São Paulo despontou como o principal centro econômico do País. As indústrias adotaram a localização estratégica daquela região por se beneficiar da grande concentração de capitais ali existentes, bem como de uma rede muito desenvolvida de infraestrutura desde os tempos em que a dinâmica econômica era a economia cafeeira.
APOSTILHA AD
2) R: Esses processos ocorreram em um contexto de declínio relativo dos Estados Unidos e de distensão da Guerra Fria, os quais proporcionaram as condições para a adoção de uma política econômica externa cuja tônica, entre outras, era a diversificação de parcerias sob o signo da promoção do desenvolvimento econômico.
http://www.scielo.br
3) O objetivo desse II PND era alcançar uma sólida infra -estrutura econômico-industrial para propiciar o desenvolvimento que transformaria o Brasil em "potência emergente". Os maiores esforços do plano estavam centrados na expansão das indústrias de bens de produção. Tais esforços eram inegavelmente uma tentativa de afrontar a crise latente, naquele momento já manifestado na economia mundial, através da substituição das importações. Portanto, a prioridade industrial deixava de ser a produção de bens de consumo duráveis para se deslocar para a produção de bens básicos, bem como o aparato infraestrutural.
http://www.webartigos.com/
4) A dívida externa brasileira que começa a se acelerar a partir de 1968 era predominantemente privada. Os principais tomadores de empréstimos eram empresas multinacionais e bancos estrangeiros. A partir de 1975, com a implementação do II PND, há uma inflexão desse quadro. O II PND foi financiado por recursos nacionais e estrangeiros. A poupança interna foi direcionada ao setor privado nacional. Por outro lado, as empresas estatais, por terem mais condições de levantar recursos no exterior, uma vez que contavam com o aval do governo, foram praticamente forçadas a se endividar no mercado financeiro internacional.
Nos anos 1960, bancos de diferentes países, mas principalmente europeus, passaram a aceitar depósitos em dólar. Havia uma oferta mundial de dólares muito grande naquela época, decorrência principalmente dos déficits comerciais norte-americanos financiados por emissões monetárias.
OS Estados Unidos estavam consumindo mais do que produziam, consequentemente tinham de importar essa diferença, e estavam financiando suas importações através de emissão monetária. Como bancos de diferentes países passaram a aceitar depósitos em dólar, foi havendo um aumento na disponibilidade de fundos a serem emprestados no mercado financeiro internacional. Essa situação iria se acentuar ainda mais a partir de 1974, quando os árabes começaram a despejar petrodólares nesse mesmo mercado.
http://arquivos.unama.br/nead/gol/go
5) Políticas econômicas heterodoxa, com base fundamentalmente em uma leitura keynesiana da economia, encontram-se políticas fiscais e monetárias expansionistas, além de políticas distributivas, como forma de estimular a demanda efetiva e o crescimento da renda agregada. Aqui, o papel do Estado é central, planejando
...