Grafico Demonstrativo
Dissertações: Grafico Demonstrativo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: alisontioalee • 9/9/2014 • 371 Palavras (2 Páginas) • 424 Visualizações
FAYOL, Henri ( 1841 - 1925 ).
Nascido na França foi um dos maiores pensadores europeus da ciência da administração durante as primeiras décadas do século XX. Formado em engenharia e geologia, teve trinta anos de experiência como diretor-geral de uma grande empresa metalúrgica e de mineração, a Commentry- Fourchambault-Decazeville.
Embora tenha enfrentado uma ameaça de falência logo ao assumir a direção, à época de sua aposentadoria a empresa apresentava uma situação muito sólida e possuía o quadro administrativo mais competente da Europa. O sucesso de Fayol, como ele mesmo afirmava, não se devia às suas qualidades pessoais como administrador (que entretanto eram evidentes para todos), e sim ao fato de que os empregados seguiam princípios muito simples, que poderiam ser facilmente assimilados e aprendidos.
Na realidade, a análise da administração como uma questão separada da engenharia abriu caminho para a formulação de uma teoria da administração, o que talvez tenha sido a maior contribuição de Fayol para o desenvolvimento dessa área do conhecimento humano.
Embora no princípio considerasse com pouca simpatia as contribuições de Taylor , Fayol percebeu rapidamente que os dois enfoques eram complementares. A diferença é que Taylor havia começado suas análises num extremo - no chão de fábrica - e ele no outro: no executivo em sua mesa de trabalho e no chão de carpete. No final da vida, Fayol dedicou-se a disseminar suas teorias sobre administração, inclusive aplicada a outros campos, como as organizações militares e governamentais.
Recebeu a medalha de ouro da Societé d'Encouragement pour l'Industrie Nacional (Sociedade para o Estímulo da Industria Nacional) e a Medalha de Honra da Sociedade de LÍndustrie Minérale (Sociedade da Industria Mineral).
Entre suas publicações mais importantes encontram-se as seguintes: Administration Industrielle et Générale: prévoyance, organisation, commandement, coordination et contrôle (Administração Industrial e Geral: previsão, organização, comando, coordenação e controle) de 1916, publicado no Bulletin de la Société de l'Industrie Minerale e republicado em 1925 em Paris (ed. Dunod) na forma de livro; l'Incapacité Administrative de l'Etat: les Postes et Telegraphes (A Incapacidade Administrativa do Estado: os Correios e Telégrafos), publicado em 1921 pela Revue Politique et Parlamentaire, e republicado no mesmo ano na forma de livro: L'Eveil de l'Esprit Publique (O Despertar do Espírito Público), publicado em 1927 depois de sua morte.
...