Guerra Fria
Artigos Científicos: Guerra Fria. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: HelenFreitas • 9/9/2013 • 459 Palavras (2 Páginas) • 506 Visualizações
Guerra Fria
Principais Ideologias:
A Guerra Fria tem início logo após a Segunda Guerra Mundial, pois os Estados Unidos e a União Soviética vão disputar a hegemonia política, econômica e militar no mundo.
A União Soviética possuía um sistema socialista, baseado na economia planificada, partido único (Partido Comunista), igualdade social e falta de democracia. Já os Estados unidos, a outra potência mundial, defendia a expansão do sistema capitalista, baseado na economia de mercado, sistemademocrático e propriedade privada. Na segunda metade da década de 1940 até 1989, estas duas potências tentaram implantar em outros países os seus sistemas políticos e econômicos.
A definição para a expressão guerra fria é de um conflito que aconteceu apenas no campo ideológico, não ocorrendo um embate militar declarado e direto entre Estados Unidos e URSS. Até mesmo porque, estes dois países estavam armados com centenas de mísseis nucleares. Um conflito armado direto significaria o fim dos dois países e, provavelmente, da vida no planeta Terra. Porém ambos acabaram alimentando conflitos em outros países como, por exemplo, na Coréia e no Vietnã.
Guerra do Vietnã
Onde ocorreu?
Guerra do Vietnã foi um conflito armado ocorrido no Sudeste Asiático entre 1955 e 30 de abril de 1975.
Causas:
Depois da Segunda Guerra Mundial, surgiram duas super potências, EUA capitalista e União Soviética comunista. Estes dois países passaram a disputar as zonas de influências, a chamada "Guerra Fria", ou seja, uma guerra sem o uso das armas. O Vietnã passou a ser um peão nessa disputa. Vietnã do Norte (comunista), com o apoio da União Soviética e da China tentava unificar o pais, conquistando o Vietnã do Sul. Os EUA temendo um aumento da influência da União Soviética sobre todo o Sudeste asiático foi em socorro ao Vietnã do Sul.
A guerra do Vietnã foi um exemplo clássico de um objetivo menor (Vietnã) para se alcançar um objetivo maior (deter o avanço do comunismo).
Conseqüências:
O Vietnã foi à maior vítima atingida por bombardeios no século XX. Esses bombardeios resultaram em um milhão de mortos e o dobro de mutilados pelas queimaduras provocadas pelas bombas. Além da morte de milhões de pessoas e feridos elas também destruíram cidades, e violentos herbicidas, o agente laranja, foram usados para desalojar os guerrilheiros das matas. O agente laranja destruiu terras e florestas que não serviram mais para o cultivo da lavoura e rios e lagos foram envenenados matando milhares de pessoas.
Hoje em dia há milhões de vietnamitas ainda sofrem graves conseqüências deixadas pelo agente laranja (abortos, casos de câncer e deformações no corpo) e por artefatos explosivos que ainda não explodiram.
A guerra terminou mais continua matando por causa das mutações genéticas de pessoas que foram contaminadas durante a guerra por 72 milhões de litros de produtos químicos sendo a maior parte o agente laranja lançado pelos Estados Unidos de 1962 a 1971
...