India
Seminário: India. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: joaojp • 16/11/2014 • Seminário • 961 Palavras (4 Páginas) • 263 Visualizações
Características Gerais:
A Índia é o segundo país mais populoso do mundo, abriga em torno de 900 milhões de habitantes. É também, bem povoado, com uma população relativa de 275 hab/km2. A distribuição dessa população pelo território é irregular, fixando-se principalmente nas várzeas de rios.
A Índia abriga em seu espaço geográfico uma grande diversidade étnica, produto das diferentes origens raciais e dos múltiplos contatos culturais e miscigenações que o país teve ao longo dos séculos. Há variedade de línguas e é um grave problema na índia, já que apenas 37% da população fala o hindi e há mais 15 outras línguas oficiais, além de cerca de 1650 dialetos em uso.
O país mantém fortes traços culturais relativamente impermeáveis às influências estrangeiras e ao processo de modernização, como é o caso da sobrevivência do sistema de castas.
(Originalmente, as castas eram apenas quatro: os brâmanes -religiosos e nobres; os xatrias - guerreiros; os vaixias - camponeses e comerciantes e os sudras - escravos. Com o passar do tempo, ocorreram centenas de subdivisões, que não pararam de se multiplicar. A margem dessa estrutura social sempre existiram os párias - sem casta ou intocáveis, hoje chamados de handchans ou harijans, sempre condenados aos trabalhos mais degradantes e mal pagos.)
O crescimento vegetativo da Índia, apesar de ter caído nos últimos anos, ainda é muito elevado e poderá ultrapassar a população chinesa nas próximas décadas.
Urbanização: É baixa, cerca de 30% da população é urbana, mas mesmo assim, existem na índia cerca de 20 cidades com mais de 1 milhão de habitantes, destacando-se Calcutá, Bombaim, Delhi, Ahmadabad, Hyderabad e Kanpur.
A população apresenta problemas de analfabetismo, baixa renda e baixa expectativa de vida. O PIB per capita, embora não seja um bom indicador econômico, é baixo o suficiente para mostrar o grau de pobreza da população, 340 dólares.
ECONOMIA
A Índia é o mais antigo e o maior país industrial da Ásia de Monções. ( Localiza-se dentro de uma região do mundo onde ocorre um fenômeno climático chamado de monções. Esse fenômeno é marcado por vento determinante de um certo comportamento climático, que não se repete em nenhum outro lugar do globo terrestre. O clima de monções se constituem na mais importante particularidade climática da índia. Durante os meses de verão do hemisfério norte (junho - setembro), as águas do oceano Índico estão mais frias que o continente, já que é inverno sobre elas. Sendo assim, a temperatura do ar é relativamente mais baixa que a do hemisfério norte, determinando uma maior pressão do ar. Essa diferença de pressão provoca o deslocamento de massas de ar do sul para o norte. Chamamos esse fenômeno de monções de verão. No continente, já que é verão, faz muito calor e ocorre forte evaporação de água. O ar fio, vindo dos oceanos, ao encontrar essa atmosfera quente e úmida provoca intensas chuvas (recorde mundial em Mahabalesawar, Índia, onde choveu em 1990 cerca de 6.290 mm). Durante o inverno no hemisfério norte os ventos mudam de direção. Na região norte do continente, as temperaturas tornam-se muito baixas e forma-se uma zona de altas pressões. Ao mesmo tempo, no oceano Ìndico forma-se áreas de altas temperaturas e baixa pressão, determinando que as monções mudem de direção. Assim, os ventos passam a soprar da Ásia para os oceanos, determinando que as temperaturas do continente diminuam, as taxas de evaporação caiam e as precipitações praticamente desapareçam.) Esse fator climático determina a agricultura na Índia. É um dos principais países agrícolas da Ásia de Monções, pois tem 11% das terras cultivadas
...