Indice De Desenvolvimento Humano
Artigo: Indice De Desenvolvimento Humano. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: renatoborges23 • 25/11/2014 • 996 Palavras (4 Páginas) • 441 Visualizações
Causas da desigualdade
Existem muitas razões pelas quais alguns países se desenvolvem mais rápido do que outros. Elas podem ser organizadas em 5 termos principais, utilizando-se a mnemônica SHEEP (ovelha em inglês), mas há muitas sobreposições entre elas:
[editar]Causas sociais
Quanto mais dinheiro um país tem, mais pode gastar em assistência médica, educação e controle de natalidade. Alguns analistas consideram que as tradições sociais que desencorajam o controle de natalidade aumentam as taxas de natalidade e impedem o desenvolvimento econômico nos países com baixo desenvolvimento econômico. Pensou-se que o valor que as sociedades colocavam no trabalho, no ganho material e na coesão social afetavam o crescimento e a eficiência econômica, no entanto, posteriormente descobriu-se que havia poucas evidências que apoiassem essas idéias, e de fato muitos países menos desenvolvidos possuem valores muito altos nesses fatores. Também, existe o ciclo da pobreza que impede maiores desenvolvimentos em países pouco desenvolvidos sem intervenção externa.
[editar]Causas históricas
Historicamente, o colonialismo imperial provavelmente teve a maior influência no desenvolvimento dos países. Canalizou os recursos e riquezas para a Europa e a América do Norte às custas de muitas colônicas africanas, sul-americanas e asiáticas, que não receberam preços razoáveis por seus bens. [carece de fontes] Colonizadores europeus construiram fortes indústrias dessa riqueza, enquanto investiram menos no desenvolvimento de suas colônias, causando a pobreza desses futuros países. No final do colonialismo muitos países foram deixados sem estrutura social, política ou econômica que encorajasse o desenvolvimento, resultando em uma pobreza intrínseca. Em muitos casos de independência pós-imperialista, fronteiras artificiais foram desenhadas ao redor dos países, que não refletiam os desejos dos habitantes locais, levando a guerras civis e instabilidade social. Outras influências históricas podem incluir governos incompetentes ou a retenção de costumes tribais que impedem os países de se desenvolverem economicamente.
[editar]Causas econômicas
Países com recursos naturais como minério de ferro, petróleo e carvão são mais propícios a desenvolver a indústria porque podem explorar estes recursos para seu desenvolvimento. A extração e venda dos minérios cria trabalhos e sistemas de transporte, enquanto dá a alguns países domínio político e comercial sobre outros. Os recursos podem também render muito dinheiro nas trocas comerciais, possibilitando ao país investir em outras indústrias. Muitas nações européias se desenvolveram durante a revolução indústrial graças às indústrias de carvão e ferro. No entanto, o fato de muitas nações africanas e do oriente médio possuirem muitos recursos (petróleo em particular) e mesmo assim não terem se desenvolvido economicamente enquanto seus recursos foram extraídos demonstra que estes fatores não são suficientes para explicar a situação. Frequentemente cleptocracias se desenvolvem ao redor dessas indústrias e enriquecem bastante enquanto investem muito pouco no país em si. Nigéria e Arábia Saudita são exemplos disso. Na verdade a riqueza gerada pode muitas vezes ajudar a assegurar uma ditadura incompetente no poder ou mesmo levar a uma destrutiva guerra por recursos, como ocorreu na África.
[editar]Causas ambientais
Catástrofes naturais incluindo inundações, secas, terremotos, erupções vulcânicas, tempestades, furacões, doenças, epidemias e pestes, todas dificultam o desenvolvimento econômico. Grandes desastres naturais podem atrasar muito o desenvolvimento econômico dos países, como nas enchentes periódicas em Bangladesh. Vulcões e enchentes podem muitas vezes ter aspectos positivos e negativos, pois apesar de prejudicar também podem trazer férteis sedimentos. Áreas ao redor de vulcões e deltas de inundação são densamente povoados, como no Egito, no Bangladesh e na Indonesia. Doenças como a malária, que se espalham em climas tropicais e a SIDA, endêmica na África, impedem as pessoas de trabalhar e criar carga econômica na sociedade. Pestes como gafanhotos podem reduzir a produção agrícola e dificultar para um país ganhar o suficiente para escapar da agricultura de subsistência. Fontes confiáveis de água são necessários para uma agricultura produtiva e para outras indústrias. Problemas ambientais induzidos
...