Inundações
Resenha: Inundações. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Responsa • 21/10/2014 • Resenha • 301 Palavras (2 Páginas) • 231 Visualizações
A importância da cobertura vegetal no ciclo de chuvas é indiscutível. Pode-se dizer que as plantas transpiram, seu suor vira vapor, que é transportado para a atmosfera e se transforma em chuva. As chuvas podem beneficiar a floresta ou podem ser levadas para outras regiões pelos ventos. Ao passo que as árvores são arrancadas, o nível de chuvas diminui, as áreas verdes dão espaço a ambientes áridos, acontece a desertificação por causa da diminuição drástica das chuvas.
As erosões ficam mais frequentes; afinal, as raízes das árvores que impedem as águas da chuva de carregar a terra não estão mais lá para proteger o solo, que fica fraco por perder seus nutrientes. Uma vez que o estágio de erosão está muito avançado, o solo se torna infértil, pois as fendas que se formam impedem que ele seja usado para outros fins, como cultivo agropecuário e criação de animais.
Inundação AlagamentoA probabilidade de inundações aumenta nas proximidades de rios e córregos quando o desmatamento é muito agressivo. Isso se explica porque as florestas têm a função de absorver as águas das chuvas. Funcionam como esponjas e, na falta delas, a chuva escorre direto para os mananciais, que não suportam o excessivo volume e transbordam, provocando inundações nas cidades e em plantações.
Ter mais árvores significa menos dióxido de carbono (CO2) no ar, porque elas têm o poder de absorver esse gás e ajudar no processo de despoluição. O desaparecimento crescente das florestas contribui para aumento da taxa de CO2 na atmosfera, o que intensifica o efeito estufa e o aumento da temperatura média local e nacional.
Alguns estudos sobre os impactos ambientais mostram que o desflorestamento em regiões costeiras brasileiras aumentou a incidência de ciclones no litoral, assim como a sua intensidade que não é mais combatida por causa da redução da cobertura vegetal nesses lugares.
...