Jornal Sobre Nelson Mandela
Por: g1ov4n4 • 2/9/2020 • Trabalho acadêmico • 524 Palavras (3 Páginas) • 168 Visualizações
FREE TIME
´´O Líder Negro, Nelson Mandela, foi libertado após 27 [vinte e sete] anos.´´
[pic 1]
O líder Negro, Nelson Mandela, foi libertado após 27 [vinte e sete] anos.
Na gestão de Nelson Mandela ocorreram alguns avanços; mais de 3 milhões de pessoas passaram a ter acesso a água encanada; quase todas as casas foram conectadas a rede de energia elétrica; e o Parlamento sul-africano aprovou, em 1997, a Lei de Igualdade no trabalho, segundo a qual todas as empresas do país, tanto estatais como privadas, devem adotar uma politica de emprego que amplie a participação de negros, mestiços, mulheres e deficientes em seus quadros, particularmente nos postos de nível hierárquico mais elevados [supervisão, gerência, direção].
Editorial.
Nelson Mandela.
Nelson Mandela foi realmente uma pessoa revolucionária, isso é fato, fez grandes mudanças e coisas que somaram de boa forma para a sociedade negra, nesse texto vamos ver um pouco mais desse homem desconhecido para alguns, e claro, suas reformas sociais essenciais.
Após as eleições gerais de 1994, a África do Sul elegeu pela primeira vez na sua história um governante negro, após mais de quarenta anos sobe o regime segregacionista do apartheid, na pessoa do ativista Nelson Mandela, que estivera preso por cerca de 28 anos e fora libertado em 1989, para levar a termo a transição do regime exclusionista para uma democracia plena, no que passou à história como a "refundação" do país. Mandela tornara-se, assim, o Pai da Pátria de sua nação, que passou por radicais mudanças em sua estrutura no período 1994-1999: novos símbolos nacionais foram criados, uma nova constituição foi aprovada, e todos - brancos, negros, indianos e mestiços passaram a gozar de igualdade de direitos. Algumas de suas reformas foi a introdução de cuidados de saúde gratuitos, aumento nos gastos sociais, entre outros.
Enfim, um verdadeiro anjo para a sociedade africana, foi um homem incrível certamente, mas, e para você, quem foi Nelson Mandela? Boa Leitura!
A Lei de Recreações publicada em 1953, causa revolta, levando família de negros cometer suicídio.
A Lei de Recreações estabelecia bibliotecas, escolas, praias e parques separados para brancos e não brancos. No grupo de não brancos eram incluídos, além dos negros, os mestiços, e os asiáticos, também vitimas da segregação racial. Esse regime de segregação racial foi criado para controlar a maioria negra, com a finalidade de manter um modelo econômico desenvolvido pelos brancos baseados na exploração da força de trabalho negra.
Isso levou muitos negros a se sentirem excluídos e menosprezados, essa grande diferença de direitos mexeu com a cabeça do cidadão Dia Merados [56 anos] que estava convencido de que sua descendência não poderia viver em mundo desigual do jeito que estava, dado isso, convenceu sua esposa Taria Merados [49 anos] e seu filho Frederic Merados [17 anos] a dar fim ao sofrimento que estavam passando por descriminação. A forma usada para suicídio foi enforcamento usando lençóis, a família deixou um bilhete para os familiares dizendo: ´´todos nós concordamos, só assim para respirar o ar da liberdade, precisamos de novos ares´´. Os familiares e amigos e pessoas que tiveram conhecimento ficaram revoltados com tal acontecimento, levando-os a rua para protestar.
...