Lefebvre
Resenha: Lefebvre. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rubinhocnn • 28/8/2014 • Resenha • 247 Palavras (1 Páginas) • 618 Visualizações
Lefebvre (1976) entende o espaço geográfico como produto da sociedade, fruto da reprodução das relações sociais de produto em sua totalidade.
Para Corrêa (1982, p. 32) “o espaço geográfico como a morada do homem”. Para isso ele enfoca três abordagens sobre a temática. A primeira como do espaço absoluto, que seria o espaço em si; a segunda abordagem como a
do espaço relativo, seria a distância e a terceira abordagem como a do espaço relacional, na qual o objeto só existe em contato com outras.
“O espaço é um verdadeiro campo de forças cuja formação é desigual. Eis a razão pela qual a evolução espacial não se apresenta de igual forma em todos os lugares”. (SANTOS, 1978, p.122).
(...) o espaço organizado pelo homem é como as demais estruturas sociais, uma estrutura subordinada subordinante. É como as outras instâncias, o espaço, embora submetido à lei da totalidade, dispõe de uma certa autonomia. (SANTOS, 1978, p. 145).
Nesta perspectiva, segundo Ana Fani A. Carlos (2002, p. 165),
“O espaço é entendido como produto de um processo de relações reais que a
sociedade estabelece com a natureza (primeira ou segunda). A sociedade não é
passiva diante da natureza; existe um processo dialético entre ambas que
reproduz, constantemente, espaço e sociedade, diferenciados em função de
momentos históricos específicos e diferenciados. (...). O espaço é humano não
porque o homem o habita, mas porque o produz. Ele é um produto desigual e
contraditório à imagem e semelhança da sociedade que o produziu com seu
trabalho”.
...