TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

México

Projeto de pesquisa: México. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.874 Palavras (8 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 8

México

Introdução:

1- História do México

2- Dados Principais

3- Geografia do México

4- Economia do México

5- Aspectos Naturais

6- Tradições e Festividades

7- Curiosidades

8- Bibliografia

1-

Antes da chegada dos espanhóis, os povos indígenas maias, toltecas e astecas vivem na região onde hoje fica o México. Os maias, civilização agrícola cujos ancestrais remontam ao século XV antes de Cristo, constroem pirâmides e inventam um calendário.

Berço de avançadas civilizações indígenas, o país é palco de um dos mais violentos genocídios praticados pela conquista espanhola. Em 1325, os astecas fundam Tenochtitlán (atual Cidade do México) e consolidam um poderoso império.

Entre 1519 e 1521 a civilização asteca, sob o reinado de Montezuma II, é arrasada pelo conquistador espanhol Hernán Cortés, que se torna capitão-geral da nova colônia. Os remanescentes da civilização maia, na península de Yucatán, são dominados em 1526.

O México passa a integrar o Vice-Reino da Nova Espanha, cuja riqueza se apoia na exploração das minas de prata nos séculos XVII e XVIII. A corrupção e o autoritarismo da metrópole alimentam o descontentamento dos crioulos, descendentes de espanhóis nascidos no México...

A independência é conquistada em 1821; Augustín de Iturbide proclama-se imperador do México mas é deposto dois anos depois. Em 1824 uma Constituição é adotada e o México tornou-se uma república.

Durante os trinta anos seguintes, o general Antonio López de Santa Anna é o homem forte da política mexicana, na qual se opõem conservadores centralistas e liberais federalistas. Mas Santa Anna é incapaz de impedir a perda do Texas, o qual proclamou sua independência em 1836 e foi anexado aos EUA em 1845 – o que provoca a guerra entre os dois países, de 1846 a 1848. Derrotado, o México perde os territórios da Alta Califórnia e Novo México, Utah, Nevada, Arizona e o oeste do Colorado.

Entre 1857 e 1861 o ministro da Justiça e depois presidente Benito Juárez introduz uma Constituição que transfere o poder dos crioulos para os mestiços e expropria as terras da Igreja. A resistência dos conservadores mergulha o país na guerra civil. A Guerra da Reforma (1858-1861) é ganha pelos liberais.

O México emerge como Estado moderno durante a ditadura do general Porfírio Díaz (1876-1910), conhecida como “porfiriato”. O governo central consegue, pela primeira vez desde a independência, ter controle sobre todo o território mexicano. O “porfiriato” integra o país na economia mundial como um exportador de produtos agrícolas e minerais, mas marginaliza a classe média e os camponeses, cujas terras são entregues a latifundiários.

Mapa geográfico do México

2-

Área: 1.972.547 km²

Capital: Cidade do México

População: 113,7 milhões de habitantes (estimativa 2011)

Moeda: Peso Mexicano

Nome oficial: ESTADOS UNIDOS MEXICANOS

Nacionalidade: Mexicana

Data nacional: 5 de fevereiro (Dia da Constituição); 16 de setembro (Independência); 20 de novembro (aniversário da Revolução).

3-

Localização: sul da América do Norte

Fuso horário: - 3 horas em relação à Brasília

Clima: tropical (maior parte), árido tropical (N), de montanhas (região montanhosa do centro).

Cidades principais: Cidade do México, Guadalajara, Netzahualcóyotl, Puebla de Zaragoza, Monterey, León, Juárez, San Luis Potosi, Ciudad Victoria.

Composição da população: Eurameríndios 60%, Ameríndios 30%, Europeus ibéricos 9%, outros 1% (censo de 1996). Idiomas: espanhol (oficial)

Religião: cristianismo 95,9% (católicos 88,3%, outros 11,1% - dupla filiação 3,5%); agnosticismo e ateísmo 2,7%; outras 1,4% (dados de 2010)

Densidade demográfica: 58 hab./km2.

Crescimento demográfico: 1,5% ao ano

Taxa de analfabetismo: 7,2%

4-Produtos Agrícolas: café, algodão em pluma, cana-de-açúcar, tomate, milho, trigo, sorgo, feijão, batata, frutas cítricas

Pecuária: bovinos, suínos, equinos, aves.

Mineração: petróleo, gás natural, sal, prata, zinco, cobre.

Indústria: automobilística, alimentícia, bebidas, siderúrgica, química, máquinas (elétricas), extração e refino de petróleo.

PIB: US$ 1,76 trilhão (estimativa 2012)

PIB per capita: US$ 15.300 (estimativa 2012)

Café Milho

5-

A superfície do território é tomada em grande parte pelo planalto Mexicano. Este último está rodeado de duas montanhas, denominadas de Sierra Madre Ocidental e Sierra Madre Oriental. Mais ao centro do território se encontra o Planalto de Anáhuac, região na qual as altitudes são acima de 2.000 metros e é justamente nessa área que se estabelece a capital do país. Os pontos mais elevados do México localizam-se em um lugar chamado de Popocatépeti, com 5.452 metros de altitude; e Citlaltépeti, com 5.700 metros. Ambos formados a partir de manifestações vulcânicas comuns na região.

A quantidade de rios presentes ao longo do território mexicano é reduzida, resultado da característica do relevo, no caso planalto, além do fato de que grande parte do país possui clima do tipo árido e semiárido. Dentre os rios existentes,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com