TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MUNDO SEM A AMAZÔNIA

Por:   •  2/10/2020  •  Resenha  •  429 Palavras (2 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 2

ALUNO: Luiz Arthur Andrade de Barros

CPF: 08891329762

Anhanguera Niterói – RJ

Gestão de Recursos Naturais e Energéticos

Engenharia de Produção - Noturno

6° período

Professor: Robson Abraão

Resenha artigo “O MUNDO SEM A AMAZÔNIA”

O artigo O Mundo sem a Amazônia retrata as discussões sobre o clima no planeta, esse que vem sendo observado e documentado por décadas. Esses relatórios são discutidos por diversos especialistas com opiniões contrarias. Segundo  Milion, as organizações pesquisadoras não conseguem fazer previsões corretas devido a complexidade de informações e a falta de um equipamento que possa realmente resolver as milhares de linhas de instrução e ainda a falta de um  “continuum” que um com um supercomputador não é possível determinar.

As organizações criam simples formulas matemáticas para prever o clima que somente serão usadas para tentar aproximar e reproduzir a realidade.  De acordo com a MCG as mudanças climáticas não são significativas e em alguns casos apresentam resfriamento.

 O processo de pesquisa não apresenta confiabilidade em prever o futuro climático no planeta prova disso é a apresentação da figura 2 do referido artigo onde apresentou uma previsão para março de 2019 uma redução de 60 a 120 mm/mês e o real registrado em 2019 indicaram chuvas entre 200 e 400mm/mês acima da média.

Com relação a estiagem não tem relação com o desmatamento e sim pelo aquecimento da superfície pelo Sol. O estoque de Co2 é cerca de 70 a 80 bilhões de toneladas, atualmente o desmatamento de 7.500km³/ano levaria cerca de 700 anos para se completar, sendo zero de acréscimo de carbono regional durante o período. Os jornais afirmam que da destruição do bioma está acelerada. Segundo fonte Inpe de 2018 o desmatamento vem reduzindo desde 2004 chegando a -72% e com uma média de 10 anos de -60%.

Diversos acordos mundiais buscam a preservação do clima global, sendo discutido por diversos países onde na maioria das oportunidades estão buscando evitar o progresso dos países emergentes, esses que podem estar fazendo instalações de indústrias e produzindo produtos para o mercado interno e externo, incomodando as potencias do planeta. O Acordo Climático de Paris 2015 é prova que o argumento não é a prioridade da floresta, os argumentos foram a conservação da biodiversidade e proteção do solo, conservando os leitos dos rios.  

Conclua-se que a Amazônia corresponde somente a 1% da superfície da Terra e 1,5% dos oceanos e que o desmatamento de 100% da Amazônia não afetaria o clima global devido a ser a Região de proporções menores ao contrario da área oceânica que é de 71%, que realmente e um dos controladores do clima global.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (62.3 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com