O ONTOGÊNESE E RETROGÊNESE
Por: gpaula21 • 5/9/2015 • Relatório de pesquisa • 997 Palavras (4 Páginas) • 264 Visualizações
ONTOGÊNESE E RETROGÊNESE
A ontogênese é compreendida pelo período de desenvolvimento de um organismo, desde a fertilização do zigoto até que ele se complete como individuo adulto. Ela é encarada como um processo de modificações e adaptações ao meio que desde o nascimento ocorre em todos os seres vivos.
A retrogênese, por sua vez, refere-se à involução humana. Durante o processo de envelhecimento ocorrem várias alterações nos indivíduos, estando entre elas as neurológicas, cognitivas e comportamentais Com o passar do tempo, a cada dia ocorrem mudanças em nossas células, nosso corpo e em todo o nosso organismo, fazendo-o envelhecer. São mudanças significativas em relação à anatomia e à fisiologia.
De modo geral, as alterações que ocorrem com o envelhecer farão hábitos e costumes mudarem. Ao envelhecermos ocorrem mudanças na visão, no equilíbrio, na força, entre outras, fazem o idoso começar a ter dificuldades para a realização de tarefas que, às vezes, são simples para nós, como tomar banho. Para a pessoa idosa, atividades como essa, muitas vezes, envolvem risco e, sem orientação ou cuidado, envolvem o perigo da queda.
ETAPAS PSICOMOTORAS NORMAIS DA CRIANÇA DE 0 A 12 ANOS.
· 1º período: Sensório-motor (0 a 2 anos)
· 2º período: Pré-operatório (2 a 7 anos)
· 3º período: Operações concretas (7 a 11 ou 12 anos)
· 4º período: Operações formais (11 ou 12 anos em diante)
1º período – 0 a 2 anos.
Segundo Piaget é chamado de periodo sensório-motor. Período antes da linguagem, conhecido como o periodo dos reflexos, a criança vai se aperfeiçoando cada dia mais e explorando o ambiente. O recém-nascido imóvel primeiramente torna-se “gatinhante” movimentando-se em redor do mundo nos quatro membros e mais tarde passa para duas pernas, deixando as mãos livres para manipular e explorar os objetos. Aquisição da Marcha Esta aquisição vai permitir um aumento da autonomia da criança, abrindo deste modo o leque de situações para a criança explorar.
- Recém nascido: Dorme a maior parte do tempo, o comportamento é quase sempre reflexo o bebê comunica-se por meio do choro e reconhece sons que ouviu no útero.
- 1° ao 6° mês: Consegue arrastar-se ou engatinhar, o bebê emite arrulhos e reconhece palavras familiares e o bebê sorri e dá risada em resposta a pessoas.
- 6° ao 12° mês: fica em pé segurando em algo ou alguém, depois fica em pé sozinho. Poderá dar seus primeiros passos independentes, o surgimento das funções cognitivas superiores e da memória, imita comportamentos, mostra emoções básicas como alegria, surpresa, tristeza, repugnância e raiva e os apegos se estabelecem.
2º período- 2 aos 7 anos.
Segundo Piaget, conhecido como período pré-operacional e o que marca a passagem do período sensório-motor para o pré-operatório é o aparecimento da linguagem.
Esse período também é conhecido como o período das fantasias, imaginação é muito fértil (ex: amarrar a toalha nas costas e ser super-homem).
Também ocorre o pensamento egocêntrico, a criança quer ser o centro das atenções e ela acredita que todos devem servi-la.
Nesse período começa o controle da bexiga e intestino.
Como seis/sete anos a criança começa a ser capaz de realizar operações aritméticas básicas (somar e subtrair).
- Dois anos:
- joga com uma bola pequena a um metro ou metro e meio.
- salta com os dois pés juntos.
- anda de frente, de lado e de costas.
- sobe e desce escadas sem auxilio.
- corre. - Três anos:
- salta com um só pé.
- atira uma bola pequena a 3 metros.
- anda de bicicleta/triciclo (63%). - Quatro anos:
- desce as escadas com um pé de cada vez, sem assistência.
- anda de bicicleta/triciclo (100%).
- salta com um só pé com habilidade. - Cinco anos:
- salta alternando os pés.
- pula de oito a dez vezes com um só pé.
- atira a bola por cima do ombro (74%). - Seis anos:
- anda de bicicleta.
- atira a bola sobre o ombro habilidade (85%).
- desabotoa botões acessíveis.
-copia um circulo.
3º período-7 aos 12 anos.
Segundo Piaget esse período é nomeado como operações concretas.
Ao longo deste período os ossos das crianças tornam-se mais longos, os seus músculos ficam maiores e elas tornam-se constantemente mais rápidas, fortes e ágeis. O sistema neurológico da criança está próximo da maturidade plena quando ela atinge este período.
Neste período o egocentrismo intelectual e social (incapacidade de se colocar no ponto de vista de outros) que caracteriza a fase anterior dá lugar à emergência da capacidade da criança de estabelecer relações e coordenar pontos de vista diferentes.
...