TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Terrorismo no mundo

Por:   •  15/1/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.443 Palavras (10 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 10

Oque é Terrorismo?

Antes de mergulhamos em si nos episódios de terrorismo mais marcantes e recentes da humanidade e conhecermos os maiores grupos envolvidos neles, iremos conhecer um pouco do conceito de terrorismo. A definição de Terrorismo no dicionário é dada por:

 [pic 1] 

        (dicionário online do google)

Simplificando chegamos a conclusão que Terrorismo é um tipo de violência que se pratica contra vítimas inocentes com o objetivo de promover alguma causa ou percepção do mundo, seja pessoal, seja coletiva, isto é, partilhada por um grupo, facção etc.

A primeira vez que o termo "terrorismo" foi usado foi na época da Revolução Francesa (1789-1799), pelo filósofo irlandês Edmund Burke, foi no escrito "Letters on a Regicide Peace" (Cartas sobre uma paz regicida) onde ele inaugurou o termo a se referir ao período da  Revolução onde os Jacobinos tomaram o poder (também conhecido como Terror), nesse período os revolucionários Jacobinos levaram inúmeras pessoas a execução em suas perseguições, isso rendeu a eles o título de "terroristas" na visão de Burke. Porém algum tempo depois o termo Terrorismo também passou a ser utilizado para se caracterizar algo conhecido como: Guerra irregular ou guerrilha.

A guerrilha ( guerrilla em Espanhol) de acordo com registros históricos surgiu na Espanha,  durante a invasão da Península Ibérica pelas as tropas napoleônicas. A resistência espanhola a Napoleão não utilizou  de recursos e estratégias militares convencionais, essa resistência utilizava de táticas irregulares como emboscadas, sequestros, sabotagens e utilização de armas improvisadas

A Guerrilha futuramente viria a ser usada inúmeras vezes, em vários outros países por grupos de diversas orientações ideológicas, desde comunistas e anarquistas até nacionalistas e separatistas. Porém, a diferença é que esses grupos passaram a incluir em suas ações atentados a vítimas inocentes, isto é, fora do campo da guerra irregular.

No que se diz respeito ainda a história do Terrorismo e aos seus primeiros passos podemos citar duas modalidades que surgiram em períodos diferentes da história da humanidade, como o Terrorismo Revolucionário que deu as caras na Europa no fim do século XIX,  esse tipo de ação  foi comum em algumas regiões da Europa onde a ação terrorista era ligada a  ideologia anarquista. Um dos exemplos mais notórios é o do francês François Claudius Köenigstein, conhecido como Ravachol, que explodiu uma bomba na casa do promotor público da França, M.Bulot, em 27 de março de 1892.

Um pouco mais a frente na linha do tempo da humanidade nos deparamos com o Terrorismo Separatista  e Nacionalista, um exemplo claro desse modelo foi no começo do século XX quando   um grupo conhecido como Mão Negra que teve origem na Sérvia assassinou Francisco Ferdinando (o arquiduque do Império Austro-húngaro) em 1914. Esse acontecimento desencadeou a primeira Guerra Mundial, Gavrilo Princip o responsável pelo assassinato e afiliado ao grupo Mão Negra teve como objetivo com esse atentado  forçar  rompimento das províncias eslavas do sul com a Áustria-Hungria e a criação da Grande Sérvia, esses objetivos eram compatíveis com a Ideologia do grupo a qual ele era afiliado sendo assim Terrorismo.

Agora que conhecemos melhor o conceito e os primeiros passos do terrorismo no mundo vamos nos aprofundar um pouco mais em alguns grupos suas ideologias e os atentados praticados por eles.

O Terrorismo no mundo

Falar de Terrorismo atualmente sem se lembrar pelo menos mentalmente das palavras Islã e Estado Islâmico é praticamente impossível, já que o tempo todos a mídia nos traz diversas informações acerca dos conflitos que envolvem a região da Palestina. Falaremos primeiro do Terrorismo Islâmico pois esse envolve questões muito mais delicadas e complexas de serem abordadas.

Isso acontece pois pode haver uma certa confusão acerca das motivações de cada grupo já que existem grupos que estão mais próximos do terrorismo nacionalista do que propriamente do terrorismo com fundamentação tipicamente religiosa. Abaixo analisaremos 3 exemplos de grupos e facções do Oriente Médio que tem ideologia e motivações diferentes.

OLP (Organização para Libertação da Palestina)

A Organização para a Libertação da Palestina (OLP) é um grupo político paramilitar que representa o povo palestino. A OLP em seus objetivos tem como foco recuperar a parte que perderam  de suas terras quando foi criado na região o país que se chama Israel, em 1948.

A OLP foi formada em 28 de maio de1964, com a reunião de vários grupos palestinos em uma mesma organização. Em 1969, Iasser Arafat assumiu o comando da OLP. Seu objetivo primeiro era destruir Israel e recuperar o território que tinha sido destinado a esse país, já que, segundo a OLP, o acordo promovido pela ONU para dividir a região entre os dois povos não tinha sido cumprido pelos israelenses.

Nos anos 1980, algumas pessoas dentro da OLP deixaram de lado o objetivo de destruir Israel, por acreditar que um estado palestino podia coexistir ao lado do israelense. Em 1988, os líderes da OLP declararam um país palestino independente e afirmaram que Israel também tinha direito de existir. Alguns grupos palestinos, porém, discordaram e continuaram a pregar a destruição de Israel.

AL QAEDA

Criada por Osama Bin Laden em 1989, formada por militares fundamentalistas islâmicos, recrutados em vários países, a organização terrorista Al- Qaeda (“a base”, em árabe), o principal objetivo da AL QAEDA a princípio era expulsar A princípio, o foco da atuação da Al-Qaeda tinha por objetivo expulsar as tropas russas do território do Afeganistão. Durante esse período os Estados Unidos realizavam ajuda financeira à organização para a compra de armas e realização de treinamentos. No entanto, com a Guerra do Golfo e a instalação de bases militares estadunidenses na península arábica, gerou um enorme desconforto a Osama Bin Laden que se opunha ao Iraque mas não podia aceitar a presença de soldados americanos na terra que seria o berço do Profeta Maomé, esse acontecimento fez com que a organização começasse uma campanha contra o Estadunidenses mudando assim o foco principal da organização.

TALIBÃ

O Talibã surgiu em 1994, 4 anos depois a retirada das tropas soviéticas do Afeganistão o grupo que teve origem no sul do Afeganistão, descende principalmente das tribos que ocupavam a fronteira do país com o Paquistão. É formado principalmente pelos pashtun, um povo que lutou contra o imperialismo britânico, a invasão soviética e hoje se dedica a combater a intervenção do ocidente na região.

Quando surgiu, o Talibã tinha como objetivo restaurar a paz e a segurança em um Afeganistão marcado pela guerra civil, através disso  grupo também pretendia impor sua versão da Charia, a lei islâmica. Com o tempo suas motivações os levaram a cometer ações bastante rígidas e questionáveis, como execuções públicas, proibição de toda a influência ocidental, proibição do cinema, da música e da televisão, obrigatoriedade do uso da burca pelas mulheres e proibição de escolas para as meninas. Hoje em dia, as ações do Talibã são pautadas na recuperação do território e em expulsar os Estados Unidos e a OTAN do país, desde a ocupação em 2001.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (180.1 Kb)   docx (35.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com