ORIENTE MÉDIO
Exames: ORIENTE MÉDIO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: darlene1801 • 9/4/2014 • 865 Palavras (4 Páginas) • 324 Visualizações
ORIENTE MÉDIO
O Oriente Médio já foi dominado por grandes impérios como o persa, o árabe e o otomano. Eles foram responsáveis por criar a cultura e as tradições árabes, como por exemplo a dança do ventre. Essa região é considerada um local de intensa divergência religiosa e política. É marcada por diversos conflitos e tem áreas que são disputadas por diversas potências em busca de localização estratégica e devido à grande reserva de petróleo. Surgiram, nesses países, três religiões: o judaísmo, islamismo e cristianismo.
É comum os países pertencentes ao Oriente Médio estarem envolvidos em guerras e rebeliões. Os principais conflitos que ocorreram e ocorrem são: conflito entre árabes e israelenses, guerra no Líbano, problemas entre o Irã e o Iraque, Guerra do Afeganistão, Guerra do Iraque, dentre outras.
Economia
Os países pertencentes ao Oriente Médio têm como base econômica a exploração do petróleo (confira outras fontes de energia), pois essa região mantém a maior reserva mundial dessa fonte de energia. Devido a isso, foi criada, em 1960, a OPEP – Organização dos Países Exportadores de Petróleo. Outra base da economia é a agropecuária, que utiliza pouca tecnologia e mecanização. O problema da agropecuária é o clima das regiões que impede o crescimento e a demanda dessa produção.
A indústria não representa uma parcela significativa da economia do Oriente Médio. Nos países que mais investem na extração de petróleo, há empresas petroquímicas e refinarias. Além disso, existem indústrias no ramo têxtil e alimentício; porém, sem muita expressão.
Religião
O islamismo foi fundado pelo profeta Maomé, no século VII, na Arábia. Essa religião pode ser encontrada em diversos países, mas o número de seguidores é maior no Oriente Médio e na África. A religião islâmica é monoteísta porque possui apenas um Deus, Alá. Os seguidores do islamismo seguem o Alcorão, o livro sagrado que contém as revelações recebidas por Maomé do anjo Gabriel.
Os muçulmanos, seguidores dessa religião, acreditam que há vida após a morte e em Juízo Final. Para eles, existem três locais sagrados. O primeiro é a cidade de Meca, local onde está situada a pedra negra. O segundo local é a cidade de Medina, onde foi construído por Maomé o primeiro templo (mesquita). A última localidade sagrada é Jerusalém, considerada a cidade onde o profeta foi para o céu ao encontro de Moisés e Jesus no Paraíso.
Nos países pertencentes ao Oriente Médio, há, ainda, milhões de cristãos pertencentes às igrejas árabes (copta ou maronita) e judeus que vivem principalmente em Israel.
Turismo
O Oriente Médio tem muitos lugares que ainda não foram totalmente explorados pelos ocidentais, e, por isso, causa grande curiosidade. Nos últimos anos alguns países têm se esforçado para transformar a região em um centro turístico. O importante é conquistar a confiança dos turistas que têm receio dos diversos conflitos que ocorrem e do fanatismo religioso em alguns países.
Países como Omã e Emirados Árabes Unidos possuem uma boa estrutura para oferecer aos viajantes. Esses dois países se destacam porque têm muito dinheiro proveniente do petróleo
...