Os italianos são uma etnia da Europa Ocidental
Artigo: Os italianos são uma etnia da Europa Ocidental. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kalliope • 16/5/2013 • Artigo • 532 Palavras (3 Páginas) • 899 Visualizações
Os italianos são uma etnia da Europa Ocidental, primariamente associados à língua italiana e à Itália. São um grupo étnico que vive predominantemente na Itália e, através da emigração italiana, em países como Brasil, Argentina, Estados Unidos da América, Chile, Uruguai, Canadá e Austrália.
Índice
Origens
O povo italiano é fruto de uma enorme diversidade de povos que se estabeleceram na península Itálica.
Para a formação étnica do povo italiano, contribuíram principalmente cinco grupos, os povos itálicos, os etruscos, os gregos, os celtas e os romanos.[carece de fontes]
Os povos itálicos [editar]
Os primeiros grupos humanos a habitar a Itália remontam ao Paleolítico; posteriormente foram identificados os povos itálicos, dentre os quais destacaram-se os latinos (a Oeste), os sabinos (no vale superior do Tibre), os úmbrios (no nordeste), os samnitas (no Sul), os oscos, entre outros. Com a criação do Império Romano, esses povos acabaram sendo assimilados e incorporados por outras populações, principalmente pelos romanos.
Os etruscos [editar]
Os etruscos começaram a chegar ao centro da Itália entre os anos 1200 e 700 a.C.. Não se sabe ao certo a sua origem, mas pesquisas recentes os apontam como sendo nativos da Itália. Na região, formaram uma grande e importante civilização, que foi destruída entre os séculos 5 a.C.. Com o fim da Etrúria, esse povo foi subjugado e incorporado pelos romanos.
Os gregos [editar]
Colonizadores vindos da Grécia Antiga passaram a se estabelecer no Sul da Itália no século 8 a.C.. Ali os gregos se tornaram a maioria da população, exportando diversos aspectos da cultura da Grécia para o Sul da Itália, denominada Magna Grécia. O fim da ocupação grega ocorreu em 282 a.C., com a ocupação romana. Os gregos deixaram uma grande marca na etnicidade dos italianos do Sul.
Os celtas [editar]
Gália Cisalpina 391-192 a.C.
Os celtas passaram a ocupar o Norte da Itália por volta de 400 a.C.. Eram gauleses oriundos da atual França. Após saquearem Roma (390 a.C.), conquistaram a capital etrusca (Félsina) em 350 a.C. e renomearam-na Bononia (Bolonha), fixando-se no vale do rio Pó, fundando a Gália Cisalpina.
Mapa das línguas itálicas antigas.
A região foi ocupada pelos romanos entre 225 a.C. a 218 a.C.. Os gauleses deixaram fortes marcas na etnicidade dos italianos do Norte, principalmente acima do rio Pó.
Os romanos [editar]
A cidade de Roma foi fundada há 2.800 anos pelos etruscos. Por volta de 500 a.C., os etruscos perdem o domínio da cidade e o Império Romano passa a se expandir por toda a península, incorporando as regiões habitadas pelos povos itálicos. Após a derrota dos etruscos, Roma ainda teve uma maioria etrusca por muitos anos. Com o passar do tempo, os etruscos foram se misturando com os povos itálicos, principalmente com os latinos, dando origem aos romanos. Com a expansão do império, os gauleses do Norte e os gregos do Sul também foram dominados pelos romanos e receberam a
...