Peiropolis
Artigos Científicos: Peiropolis. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: anamariamomsen • 23/3/2015 • 541 Palavras (3 Páginas) • 347 Visualizações
A história de Peirópolis
No início do século XX, a região de Peirópolis se notabilizou como grande produtora de calcário. Peirópolis possui esse nome em homenagem a Frederico Peiró, que em 1911 fundou duas fábricas para a extração de calcário na região que, empregando cerca de 150 trabalhadores, escoavam sua produção para São Paulo por meio da linha férrea. Após a desativação do trecho da ferrovia por onde escoava a produção, Peirópolis só voltou a ter destaque com a descoberta de fósseis na região. O paleontólogo brasileiro Llewellyn Ivor Price liberou resultados sobre suas pesquisas feitas na região logo após a descoberta e esses resultados repercutiram rapidamente na comunidade científica do país. Ate o final da década de 1980 todos os fósseis encontrados na região de Peirópolis eram enviados para a cidade do Rio de Janeiro (Museu Nacional) onde permanecem até hoje, graças a luta dos moradores do vilarejo liderados pelo sr Beetowen Luiz Teixeira conseguiram um grande feito; impedir a saída dos fósseis da região e em julho de 1992 fundaram o Centro de Pesquisas Paleontólogicas "Llewellyn Ivor Price e Museu dos Dinossauros, desde então todos os fósseis são mantidos neste Museu.
E qual é a história do Museu dos Dinossauros?
O Museu dos Dinossauros foi criado para levar de forma simples e didática o conhecimento ao público leigo. Funcionando anexo ao Centro de Pesquisas.
O Museu dos Dinossauros tem como objetivo mostrar as informações científicas produzidas pelo Centro de Pesquisa Paleontológicas Llewellyn Ivor Price, e conscientizar a população sobre a importância desses achados e a necessidade de sua preservação. O Museu conta com fósseis, painéis explicativos sobre a evolução da vida e dioramas que reconstituem os cenários de vida dos animais e vegetais que habitaram a região de Uberaba há milhões de anos.
Um dos grandes diferenciais da mostra é a possibilidade que o visitante tem de observar o laboratório de preparação de fósseis através de um vidro, onde possibilita acompanhar passo a passo, a retirada do fóssil da rocha recém chegada das escavações, oportunizando uma dinâmica ao museu e consequente motivação do público.
O Museu se mostra como um espaço democrático em que o visitante aprende ouvindo, lendo, experimentando, tocando, brincando e interagindo com outros por meio de atividades prazerosas que contribuem na elaboração de novos conhecimentos e na descoberta do mundo científico através da prática pedagógica. Anualmente, no mês de Setembro, é realizada a Semana dos Dinossauros, evento de caráter científico, cultural, turístico e pedagógico.
Desde sua inauguração recebeu aproximadamente 500.000 mil turistas de cerca de 1200 municípios de todos os estados do Brasil, e 44 países. Dentre os visitantes de maior frequência estão os estudantes do ensino fundamental e médio de Uberaba e escolas da região, que tem utilizado o Museu e até mesmo, parte das pesquisas científicas, como fonte didática de conhecimento e aprendizado sobre os conteúdos das ciências da terra.
Voltando á história de Peirópolis...
Em 2004, outra grande conquista para a paleontologia brasileira: é inaugurado em
...