Perguntas sobre geografia
Exam: Perguntas sobre geografia. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: aledala • 26/11/2014 • Exam • 658 Palavras (3 Páginas) • 373 Visualizações
Trabalho de Geografia -7º anos - 4º Bimestre
Testinho I -Professores Raquel e Ronan
1-A região Nordeste do Brasil apresenta 1.554.257,0 quilômetros quadrados, essa área do território brasileiro apresenta grandes diferenças em aspectos como clima, vegetação, economia, entre outros. Nesse contexto, a região é dividida em quatro, processo conhecido como as sub-regiões do Nordeste. Dessa forma, responda:
a-Que estados compõem a região Nordeste?
b-Em que sub-regiões é dividida a região Nordeste?
2-Explique a frase:
“O Nordeste não deve ser visto apenas como uma região árida, com solo ressecado e infértil.”
3-Caracterize cada sub-região nordestina.
4-Explique o que é o polígono da seca.
5-A questão climática da região Nordeste pode ser explicada por uma conjunção de fatores .Cite-os e explique-os.
6-Cite os estados que compõem a região Norte, a Amazônia Legal e a Amazônia Internacional.
7-LEIA O TEXTO COM ATENÇÃO DEPOIS RESPONDA AS PERGUNTAS.
A FLORESTA VALE MAIS EM PÉ DO QUE DERRUBADA.
“ Com 13,7 milhões de habitantes {estimativa de 2005} ( 6% da população do país) o PIB do Norte representa 5% da economia brasileira. Mesmo tendo registrado taxas de crescimento superior à média nacional nos últimos anos, é preciso muito fôlego para encurtar a distância que afasta Manaus de outras localidades. Há muitos bolsões de pobreza e, em alguns pontos, as taxas do índice de Desenvolvimento humano são parecidos com as de rincões africanos. A renda per capita da região equivale a 65% da média nacional.
De onde tirar o oxigênio? A resposta talvez esteja diante do nariz de todos e não deixa de ser mais uma forma de contrariar o que foi dito a respeito da Amazônia. No passado, era comum olhar para a floresta como a barreira que impedia o desenvolvimento. Com a desculpa de transpô-la, era aceitável passar a motosserra em toda árvores que surgisse pela frente.
A floresta ainda está ameaçada, mas aquela visão míope, felizmente, vai sendo superada. Sabe-se hoje em dia que a mata vale muito mais em pé do que abatida e que a exploração racional de seus recursos gera fontes de renda mais sólidas do que o lucro fugaz obtido com a devastação. No rastro das exigências do Protocolo de Kyoto, empresas do mundo inteiro estão dispostas a pagar caro para preservar áreas da Amazônia em troca do direito de lançar gás carbônico na atmosfera. É o chamado ‘crédito de carbono’, que já está sendo negociado. Em outras palavras: tem gente interessada em pagar caro para manter as árvores intactas”. O Estado de São Paulo em www.estadão.com.br acesso em 5 nov. 2005.
a – Cite a porcentagem de participação da região Norte em relação ao total do Brasil:
População : __________ PIB : ____________________
...