Plano De Aula De Geografia
Artigo: Plano De Aula De Geografia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Joka10 • 22/3/2014 • 862 Palavras (4 Páginas) • 532 Visualizações
Plano de aula de Geografia
Tema: Localizando-se na terra
Conteúdo:
- Localizar-se no espaço com base em pontos de referência e algumas indicações de posição.
- Descrever sua posição e a posição de objetos no espaço, dando informações sobre ponto de referência, direção e sentido.
- Observar a paisagem, espaço e o lugar.
Competência:
Conhecer a organização do espaço geográfico e o funcionamento da natureza em suas múltiplas relações de modo a compreender o papel das sociedades em sua construção e na produção do território, da paisagem e do lugar.
Sensibilização:
O plano de aula aqui apresentado visa possibilitar a realização de estudo na disciplina de geografia, pelo fato de que é necessário que as crianças aprendam assimilarem a percepção do espaço que as rodeiam, o professor deverá propor situações na sala de aula e fora dela, despertando a curiosidade. Os alunos irão desenvolver a percepção de localidade, direção entorno da escola. E eles poderão entender melhor o mundo em que vivem. Podem compreender como as diferentes sociedades se relacionam com a natureza, além de identificar as principais características do lugar onde moram, onde estudam e de muitos outros lugares.
Também podem aprender que as paisagens são produzidas e modificadas ao longo do tempo pelos seres humanos e pela natureza.
Na Geografia, conceitos de Paisagem, Espaço e Lugar são importantes para a compreensão do mundo em que vivemos.
Desenvolvimento:
1ª etapa:
Proponha aos alunos que registrem numa folha de sulfite a sua localização na sala de aula. Nesse momento, podem utilizar o recurso que considerarem mais apropriados: desenho, recorte e colagem ou até mesmo, para os que já lêem e escrevem, descrição por escrito. Peça para que não coloquem seus nomes. Recolha e redistribua de tal forma que cada aluno receba o registro de seu colega. Peça que coloquem o nome do aluno que fez o registro a partir da localização expressa na folha. Tenha o cuidado de entregar os registros escritos a alunos que tenham condições de lê-los.
Prepare um mural para que exponham, e solicite que o dono de cada registro verifique se o colega conseguiu identificá-lo a partir do registro feito. Se algum registro estiver com o nome trocado, solicitar, que o aluno que teve a tarefa de colocar o nome, explique como chegou ao nome trocado. Nesse momento é importante que cheguem a conclusões do que não pode faltar quando se pretende expressar a localização no espaço: pontos de referência bem explícitos.
2ª etapa:
Prepare uma planta baixa da sala de aula e solicite que escolham um colega e registrem sua localização. Peça que os alunos apresentem seu registro e expliquem como fizeram. Embora a maioria dos alunos já saiba se expressar com o vocabulário adequado, o professor pode intervir formulando questões que os ajudem a adquirir maior precisão no vocabulário utilizado. Por exemplo: "Quem está atrás?", "Quem está na frente?", "Qual aluno senta-se à direita?", "E a esquerda?". Assim já se definirá os pontos cardeias, Norte, Sul, Leste e Oeste.
3ª etapa:
Leve um mapa do bairro ou do município onde apareçam os nomes das ruas, próximas à escola, e a localização de alguns pontos de referência como casas de comércio ou indústria ou templos religiosos. Entregue
...