Poluição
Por: jr2015online • 28/11/2015 • Projeto de pesquisa • 403 Palavras (2 Páginas) • 527 Visualizações
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO – UNEMAT
LICENCIATURA PLENA EM LETRAS
DEPARTAMENTO DE LETRAS
JUNIOR PAULO DA SILVA
A DENGUE NO BRASIL
TANGARÁ DA SERRA – MT
2015
[pic 1]
O autor da charge faz crítica a uma pessoa que acredita que se livrará das doenças apenas elevando as mãos aos céus pedindo a Deus que os livre de todo mal amém, mas todos nós sabemos que não é bem assim, a fé é importante, porém acompanhada com um pouco de cuidado é melhor ainda para nos prevenir de muitas doenças.
A imagem mostra um cidadão preocupado com a sua saúde e com a saúde de sua família, uma atitude louvável por sinal, em uma prece pedindo a Deus que os livre das doenças. Porém essa mesma pessoa se esquece, ou não sabe, que não é apenas pedindo aos céus que iremos nos proteger de algumas doenças, é preciso que cada um faça a sua parte, coisa que ele claramente não está fazendo.
Várias campanhas todos os anos são feitas no Brasil alertando a população a respeito do perigo do mosquito transmissor da dengue (Aedes aegypti).
Enquanto o rapaz se preocupa em apenas rezar se esquece de contribuir, como cidadão, para que se elimine os focos da doença, tampinhas de garrafas, pneus velhos, vasilhas sem tampas, caixa d’água destampada, garrafas abertas com a boca virada para cima tudo isso são locais adequados para a proliferação da dengue e é exatamente isso que se vê na imagem acima no quintal da casa do cidadão.
Se o mosquito pudesse falar diria: “Pede a Deus ajuda, mas você mesmo não faz sua parte, olha seu quintal como está sujo, cheio de entulhos, depois que eu lhe der uma boa picada você vai ver que só rezar não adianta”
Infelizmente algumas pessoas só passam acreditar que a dengue é coisa séria e que mata quando percebe que estão com os sintomas.
“Casos de dengue crescem 240% no Brasil em 2015; mortes aumentam 29%”
Pessoas como essas da charge acima é que contribuem para que esses números aumentem cada vez mais, descuidam do próprio lugar onde moram, não se preocupam em cuidar dos quintais verificar calhas, vasos com plantas, piscinas e outros lugares que provavelmente servirá de lugar para reprodução do mosquito.
O combate da dengue não é só de responsabilidade dos órgãos públicos, é de todos nós, a conscientização é de extrema importância para erradicação dessa doença do nosso país.
REFERÊNCIAS
http://www.portalfiel.com.br/uploads/charge/charge-gospel-mosquito-da-dengue-mario-teixeira-a48932d5ffaf1ba644d8ba22e8487346.jpg (imagem)
http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2015-04-13/casos-de-dengue-crescem-240-no-brasil-em-2015-mortes-aumentam-29.html (acessado dia 05/05/2015)
http://www.saude.curitiba.pr.gov.br/index.php/orientacao-e-prevencao/dengue/o-que-e-dengue (acessado dia 20/05/2015)
...