Quixeramobim
Relatório de pesquisa: Quixeramobim. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: albamarilia • 23/9/2014 • Relatório de pesquisa • 607 Palavras (3 Páginas) • 302 Visualizações
História
Segundo a tradição, os primitivos habitantes da região eram os índios quixarás. Os primeiros euro-decendentes que penetraram as terras do atual Município vieram do Jaguaribe, seguindo o rio Banabuiú. Eram membros das famílias Correia Vieira e Rodrigues Machado, que ali se estabeleceram com fazendas de criar. A povoação parece ter nascido precisamente dessas fazendas. No ano de 1704, foram concedidas por Carta Régia muitas léguas de terras a vários portugueses e, entre eles, ao portuense Antônio Dias Ferreira. Além das que Ihe foram concedidas, adquiriu este boas terras às margens do rio que o gentio chamava de Ibu, fundando ali a Fazenda de Santo Antônio do Boqueirão. Tratou logo de erigir, nas proximidades da sua casa de morada, uma pequena capela, sob a invocação de Santo Antônio de Pádua, mais tarde Santo Antônio de Quixeramobim.
Com a construção da capela, Antônio Dias Ferreira muito concorreu para o desenvolvimento da região, "atraindo-lhe os moradores". Vinte e cinco anos mais tarde, a capelinha arruinada era substituída pela Igreja, que seria a futura Matriz da cidade, edificada pelo portuense, "homem solteiro de avultada fortuna, que possuía 20 léguas de terras". O volume 16º da Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, edição de 1959, fundamenta que Quixeramobim tinha a denominação de Nova Vila de Campo Maior(página 456).
Visões administrativas
Quixeramobim está dividido em doze unidades, a Sede e mais onze distritos: Belém, Berilândia, Nenelândia, Uruquê, Lacerda, Paus Brancos, Damião Carneiro, Passagens, São Miguel, Encantado e Manituba.
Caracterização Geográfica
Geografia
O município é banhado pelo rio Quixeramobim (daí o nome), o maior afluente esquerdo do rio Banabuiú. Sua divisão política é distribuída por nove distritos, além de sua sede. Marco obelisco com cerca de 10 metros de altura, em granito e aço que foi anteriormente instalado pelo IBGE que referencia o presumido ponto de eqüidistância geodésica do Estado; fica na Praça Dias Ferreira. Quixeramobim portanto, é conheicida como a cidade "Coração do Ceará".
Clima
Clima Tropical quente semi-árido com chuvas concentradas de fevereiro a abril.6 A pluviometria média é de 708 mm.
Hidrografia e recursos hídricos
Praticamente todo o território do município está na bacia hidrográfica do rio Banabuiú, que corta a parte sul do seu território. Contudo, o principal curso d'água é o rio Quixeramobim que é um afluente do Banabuiú. É no rio Quixeramobim que estão as principais barragens do município, o açude Quixeramobim e o açude Fogareiro.
Vegetação
A vegetação presente em praticamente todo município é a caatinga arbustiva densa ou aberta, caracterizada pela presença de cactos e vegetação rasteira com árvores baixas e cheias de espinho. Apenas em uma pequena área no extremo sudoeste, próximo à fronteira com Pedra Branca ocorre a floresta caducifólia espinhosa, ou caatiga arbórea.6
Sua cobertura vegetal tem sofrido grande
...