Regras Abnt
Ensaios: Regras Abnt. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: anjo • 12/4/2013 • 350 Palavras (2 Páginas) • 961 Visualizações
ABNT, que bicho é esse?
Associação Brasileira de Normas Técnicas- ABNT é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1940 e que é parte integrante das empresas que buscam a chancela ISSO em sues produtos. Basicamente, ela for4nece as normas para o desenvolvimento tecnológico do país.
Ao utilizar as normas estipuladas pela ANBT, o projeto de uma empresa ou pessoa física facilita o intercâmbio comercial, evitando conflitos de regulamentos sobre produtos e serviços. Na prática, a Normalização está presente na fabricação dos produtos, na transferência de tecnologia, na melhoria da qualidade de vida através de normas relativas à saúde, à segurança e à preservação do meio ambiente.
As razões para usar normas em um negócio são imensas, como: recursos para melhoria de produtos e serviços em geral, facilidade para exportar produtos, redução de erros, atender aos padrões e regulamentações técnicas, aumentar a confiança ao negócio e diversos outros fatores.
ABNT e ISO
A ABNT NBR ISO 9001 é a versão brasileira da norma internacional ISO 9001 que estabelece requisitos para o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) de uma organização, não significando, necessariamente, conformidade de produto às suas. Respectivas especificações. O objetivo da ABNT NBR ISO 9001 é lhe prover confiança de que o seu fornecedor poderá fornecer, de forma consistente e repetitiva, bens e serviços de acordo com o que você especificou.
Quando seu produto ou projeto está em conformidade com a ISSO, isso significa que seu fornecedor estabeleceu uma abordagem sistêmica para a gestão da qualidade e que está gerenciando seu negócio de tal forma que assegura que as suas necessidades estejam compreendidas, aceitas e atendidas. A evidência de conformidade à ABNT NBR ISO não deve, entretanto, ser considerada como um substituto para o compromisso com a conformidade do produto, que é inerente ao fornecedor.
Em suma, a ABNT é i vetor que conduz o caos da fabricação em escala para a normatização de mercado, permitindo que o desenvolvimento de novas tecnologias e, consequentemente, novos produtos, cheguem ao consumidor final em padrões que permitem a usabilidade intercambial e a qualidade que se espera de bens de consumo duráveis. Por favor, alguém diga isso à China…
...