Resenha do filme "Operação Valquiria"
Por: vitoriafukuma • 5/8/2018 • Projeto de pesquisa • 1.637 Palavras (7 Páginas) • 1.046 Visualizações
Índice
1- Introdução....................................................................................1
2- Contexto. ......................................................................................1
3- Sinopse.........................................................................................2
4- Elenco do filme..............................................................................2
5- A operação....................................................................................3
6- O atentado.....................................................................................3
7- Desfecho.......................................................................................4
8- Bibliografia.....................................................................................5
Introdução 1
Neste trabalho iremos falar sobre o filme Operação Valquíria, um filme lançado em dezembro de 2008 que conta a história de Claus von Stauffenberg, um coronel que retorna a Alemanha gravemente ferido que em seguida acaba se envolvendo na operação contra Hitler, sendo encarregado para assassinar o mesmo e seus possíveis sucessores. Este filme que foi avaliado pelo “Rotten Tomatoes” com 62% de aprovação, conta no elenco atores como Tom Cruise, Carice Van Houten e Kenneth Branagh, e também conta com a direção de Bryan Singer.
Contexto
O filme Operação Valquíria é retrado na Alemanha, dentro da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). A Segunda Guerra Mundial ocorreu devido a Crise de 1929, a quebra da bolsa de valores (instituição em que se negociam ações e títulos, certificam a propriedade de um bem ou valor) de Nova York. Em 1929, quando a economia mundial ainda era dominada pelas disputas imperialistas, os Estados Unidos financiava e fornecia produtos as principais nações europeias atingidas pelas consequências da Primeira Guerra Mundial. O fim dos investimentos estadunidenses causadas pela Crise de 1929 ocasionou o fechamento de diversas indústrias, aumentando o desemprego e o empobrecimento da classe média e da classe trabalhadora. Esse cenário facilitou o empoderamento do nazismo na Alemanha e do fascismo na Itália, cujos líderes prometiam à população melhores dias e um Estado forte e respeitado.
Nesse ambiente, ao qual ainda continha questões relacionadas a Primeira Guerra Mundial, surge a Segunda Guerra Mundial, o confronto aconteceu entre duas grandes coalizões militares: a dos Países Aliados (Estados Unidos, Reino Unido, França e União Soviética) e a dos Países do Eixo (Itália, Alemanha e Japão), estes três países, com objetivos expansionistas, uniram-se e formaram o Eixo. Um acordo com fortes características militares e com planos de conquistas elaborados em comum acordo. A eclosão da guerra ocorreu quando o nazismo queria promover o expansionismo alemão, resultando na invasão da Polônia.
2
O final da guerra ocorreu em solo europeu, depois de intensas batalhas em terra, mar e ar, a Itália foi derrotada em 1943, e as forças alemãs se renderam em 1945. Já no solo asiático, a guerra só terminou no final do mesmo ano, com o lançamento das bombas atômicas pelos Estados Unidos sobre as cidades de Hiroshima e Nagasaki. Outra consequência da guerra foi à criação, em 1945, da Organização das Nações Unidas (ONU), cujo objetivo é mediar conflitos entre países a fim de evitar novas guerras.
Sinopse
O filme conta a história, de uma operação realizada na segunda guerra mundial, intitulada de operação Valquíria. O objetivo da operação inicialmente era manter o governo do país funcionando em caso de uma emergência, através da mobilização do exército reserva da Alemanha, para assumir o controle da situação caso houvesse alguma revolta entre trabalhadores forçados de fábricas dentro do país. E depois esse mesmo plano visava à implementação de um governo que conduza a Alemanha após a morte de seu líder (Hitler). O filme acompanha Claus von Stauffenberg, um coronel que retorna a Alemanha gravemente ferido (sofre a perda de uma mão e olho), devido à guerra da África e acaba se envolvendo na operação, sendo encarregado de assassinar Hitler.
A operação 3
A Operação Valquíria foi um dos outro 15 planos que idealizaram assassinar Hitler. A ideia da operação era matar Hitler e seus possíveis sucessores, para em seguida instaurar um golpe de Estado, comandado por opositores do regime. Após o assassinato do Führer (líder em alemão) e a retomada da Alemanha, os conspiradores pretendiam restaurar a monarquia, regime que se estabeleceu até o final da Primeira Guerra Mundial.
A causa da operação é porque muitos cidadãos alemães não estavam de acordo com as práticas e com os dogmas perpetuados por Hitler e pelo Partido Nazista, esses alemães conspiradores resistiram e até continham membros do alto escalão do exército alemão. Esses alemães acreditavam que assassinar Hitler era a única forma de parar de vez com o terror causado pelo mesmo.
No entanto, entre todos os conspiradores o mais atuante era o Coronel Claus von Sttaufenberg, que fazia parte do Movimento da Resistência Alemã. Ele observou durante todos os anos em que serviu o quanto a SS (tropa de proteção pessoal de Hitler) poderia ser brutal e cruel.
...