Rochas Sedimentares
Casos: Rochas Sedimentares. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sdnluan • 4/5/2014 • 431 Palavras (2 Páginas) • 544 Visualizações
As rochas que ocorrem na superfície da crosta terrestre estão constantemente expostas à alteração de sua composição, forma, volume, tamanho, através de agentes como aagua, temperatura, ventos, gelo. Estas alterações acabam por transformar rochas em solo e sedimentos inconsolidados (argila, areia, cascalho), através dos chamados processos de intemperismo. Estes sedimentos, gerados a partir da desagregação da rocha causados pelo intemperismo, são carreados pela água, vento e gelo para outras regiões da superfície terrestre, onde serão depositados.
A deposição dos sedimentos e, por consequência, a disposição das rochas sedimentares, ocorre sob a forma de camadas horizontais. A camada inferior por ter-se depositada primeiro, é sempre mais antiga do que a outra posicionada nas camadas superiores. Restos de animais, plantas e microorganismos são também sedimentados e preservados sob a forma de fósseis.
As rochas sedimentares são provenientes da consolidação dos sedimentos que foram depositados nos diversos ambientes deposicionais que ocorrem sobre a crosta. Os ambientes de sedimentação podem ser; fluvial, marinho, glacial, eólico, e lacustre.
Para identificar em que ambiente uma rocha sedimentar se depositou, devem ser observadas as características das rochas, como; composição da rocha (minerais constituintes, fragmentos de rocha e fósseis), textura (forma, tamanho e relação de contato entre os grãos), estrutura (distribuição dos grãos na rocha, acamamentos e estratificações) e os fósseis (nem sempre presentes).
Um fator muito importante que deve ser levado em consideração é a relação de tempo e espaço entre as diferentes rochas de uma região. Estas relações são interpretadas como as diferentes camadas de rochas se relacionam, o que é feito durante os trabalhos de campo. Camadas mais antigas situam-se abaixo de camadas mais jovens (relação de tempo) enquanto que as variações laterais nas camadas indicam como os ambientes sedimentares se distribuiam no espaço físico, ou seja, é um estudo de paleogeografia, e paleoecologia. Os estudos das rochas sedimentares não pode ser separado do estudo dos fósseis, que são importantes indicadores ambientais e de idade.
Quando os sedimentos são depositados, estes são soterrados pelas outras camadas de sedimentos mais jovens, que vão se superpondo uma a outra ao longo do tempo geológico, formando grandes pilhas ou colunas de sedimentos de espessuras quilométricas.
Os movimentos de subida e descida do nível do mar, durante o tempo, que são denominadas de transgressão e regressão marinha respectivamente, são importantes pois modificarão a distribuição dos ambientes sedimentares ao longo do tempo geológico, permitindo que os diferentes ambientes se superponham.
O calor (temperatura) de no máximo 180oC e a pressão litostática, gerados pelo peso da coluna de sedimentos sobrepostos, fazem com que os sedimentos se trransformem em rochas sedimentares, através de um conjunto de processos denominado de diagênese.
...