SATÉLITE EROS A: Trabalho apresentado ao curso de Agronomia
Por: Brunocca • 18/2/2016 • Trabalho acadêmico • 485 Palavras (2 Páginas) • 560 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
BRUNO CEZAR DE CASTRO ALVES
SATÉLITE EROS A
CURITIBA
2015
BRUNO CEZAR DE CASTRO ALVES
SATÉLITE EROS A
Trabalho apresentado ao curso de Agronomia
para a matéria de fotointerpretação (professor Angelo)
do setor de ciências agrárias da Universidade Federal do Paraná
CURITIBA
2015
RESUMO
O presente trabalho relata informações sobre o satélite EROS A como Principais instrumentos sensores a bordo e resolução, faixa imageada, tamanho da cena, orbita do satélite e suas principais aplicações: mapeamento da propriedade agrícola, meio ambiente, cadastramento rural, cartografia e topografia, energia, EIA (estudo de impacto ambiental), RIMA (relatório de impacto ambiental), monitoramento de culturas e previsão de safras, agronegócios. Exemplo de imagens e aplicações, onde e como obter as imagens e quais os custos.
INTRODUÇÃO
Chamamos de Satélite aqueles corpos construídos pelo homem e colocados em órbita ao redor da Terra com as mais variadas funções como comunicação, monitoramento, fotografias de superfície terrestre, telecomunicação, entre outros. Para que estes funcionem, contam com painéis solares e antenas para comunicação, através das quais é feita a emissão e recepção de dados. Cada satélite com a sua função específica, carrega equipamentos também específicos.
Neste presente trabalho, falaremos sobre o satélite EROS A, que atualmente encontra-se ativo, responsável por capturar imagens de qualquer parte do planeta terra.
O EROS (Earth Remote Observation Satellite) faz parte de um programa de satélites de baixo custo construídos para serem leves e ágeis, para serem apontados e estabilizados rapidamente. Projetado e construído pela Israel Aircraft Industries (IAI), empresa estatal do Governo de Israel. A operação e comercialização das imagens ocorre por meio de empresa privada.
CARACTERÍSTICAS DO SATÉLITE EROS A
Instituição Responsável: ImageSat International N.V
País responsável: Israel
Lançado no ano: 2000 na Sibéria
Situação: Ativo
Tipo de orbita: Circular, Heliossíncrona
Altitude: 480 Km
Inclinação: 97,3 º
Duração da Orbita: 95 minutos
Período de Revisita: Cada 4 dias
Tempo de vida útil: 10 anos
Instrumentos sensores: Câmera CCD
PRINCIPAIS SENSORES A BORDO E SUAS CARACTERÍSTICAS
CÂMERA CCD
Bandas Espectrais: Infravermelho e Visível
Resolução Espectral: 0,5 - 0,9 µm
Resolução Espacial: 1,9 m
Resolução Radiométrica: 11 bits
Resolução Temporal: 4 dias
Área imageada: 14 km
PRINCIPAL APLICAÇÃO DO EROS A
Algumas empresas como a Embrapa Monitoramento por Satélite utilizam os dados dessa plataforma orbital em estudos relacionados na escala 1:50.000 ou maior para a elaboração e coleta de informações sobre o meio ambiente local como cartas, mapas, fotos aéreas e imagens de satélites. Através das imagens, pode-se perceber o nível de detalhamento da superfície terrestre que este satélite consegue capturar.
...