Sensoriamento Remoto
Trabalho Escolar: Sensoriamento Remoto. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: claytoneverton • 26/2/2015 • 357 Palavras (2 Páginas) • 446 Visualizações
Introdução
O acelerado processo de crescimento das cidades é um fenômeno constante na realidade atual. Faz-se necessário um monitoramento permanente deste cenário. Neste sentido, o Sensoriamento Remoto apresenta-se como um instrumento de grande potencial para o levantamento e avaliação, devido à possibilidade de monitoramento em tempo quase real.
O estudo de áreas urbanas pode ser feito em várias escalas de acordo com a abordagem definida. Nestas diferentes escalas de abordagem, estão presente os produtos de sensores remotos.
A primeira escala de abordagem é aquela que tem por objetivo identificar a estrutura urbana-regional, ou seja, a visão da cidade e do seu entorno. Foresti (1990) acrescentou que os sensores remotos orbitais proporcionam uma visão integrada que permite avaliar as condições ambientais urbanas e, a análise multitemporal favorece o estudo de acompanhamento e alteração da expansão urbana.
A segunda escala de abordagem é o estudo do espaço intra-urbano, isto é, a estrutura interna da cidade e a distribuição dos elementos que compõem este ambiente. A fotografia aérea é a mais utilizada para isto devido à resolução espacial fina. Porém o alto custo de aquisição e processamento destes dados torna o seu uso economicamente inviável em muitos casos, principalmente se forem necessárias atualizações freqüentes de informação.
O conhecimento das característica espectrais dos alvos urbanos é uma informação importante na classificação do uso do solo através de imagens de satélites. Isto porque os alvos intra-urbanos são integrados num mesmo pixel quando se usa sensores de baixa resolução. Por esta razão o conhecimento do comportamento espectral dos componentes do pixel pode ser útil para a aplicação de modelos de mistura que permitem a decomposição da radiância em proporções de radiâncias de elementos puros ou “endmembers”.
As imagens dos sensores orbitais, disponíveis no momento, devido a baixa resolução espacial apresentam limitações na discriminação de alvos urbanos. Para os sensores de alta resolução espacial, por exemplo: Ikonos, Quick bird, o conhecimento do comportamento espectral de alvos urbanos não é relevante, porque o reconhecimento é feito pela forma, textura, arranjo e não espectralmente.
ESPECTRO ELETROMAGNÉTICO
O espectro eletromagnético é a distribuição da intensidade da radiação eletromagnética com relação ao seu comprimento de onda ou frequência.
...