Sustentabilidade
Ensaio: Sustentabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 29/9/2014 • Ensaio • 562 Palavras (3 Páginas) • 469 Visualizações
Texto 01
É certo que está chegando ao nível máximo da capacidade mundial de produção de alimentos, moradia e demais produtos. No ritmo em que a população continua crescendo os recursos naturais (água potável, terras cultiváveis e minerais) vão se esgotando. Assim chega-se à problemática de como será possível suprir as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas.
Fonte: http://www.sustentabilidade.org.br, adaptado
Texto 02
Fonte: http://www.opera10.com.br/2013/10/redacao-proposta-de-redacao-2013-02-11.html
Texto 03
CADÊ A ABUNDÂNCIA?
Reservatório do Sistema Cantareira em Bragança Paulista. A crise mostra como o país precisa mudar a forma como lida com a água.
A mistura de falta de planejamento, administração ruim, eventos climáticos extremos e consumo excessivo ameaça o fornecimento de água em cidades pelo Brasil todo. O episódio ensina lições aos governos. E exige respostas para perguntas que todo cidadão deve fazer a si mesmo e aos candidatos nas próximas eleições.
Fonte: epoca. globo.com/colunas-e-blogs/blog-do-planeta/noticia/2014/06/crise-da-agua-em-sao-paulo-quanto-falta-para-bo-desastreb.html
Em função da leitura dos textos motivadores e dos conhecimentos assimilados nas aulas virtuais, faça uma carta aberta a ser publicada em uma rede social sobre a urgência de desenvolvermos em todos os níveis práticas mais sustentáveis como forma de garantir um futuro sustentável.
Atenção: Não copie ou parafraseie trechos da coletânea de textos.(máximo 20 linhas)
QUESTÃO 03 ( valor 1,0)
O consumo na sociedade contemporânea
O pensador polonês Zygmunt Bauman afirmou que “a sociedade de consumo tem por base a premissa de satisfazer os desejos humanos de uma forma que nenhuma sociedade do passado pôde realizar ou sonhar. A promessa de satisfação, no entanto, só permanecerá sedutora enquanto o desejo continuar irrealizado” (BAUMAN, Zygmunt. Vida líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2007, p. 106)
A partir da afirmação de Bauman, relacione UM DOS TOPICOS abaixo ao conceito de Desenvolvimento Sustentável e com sua graduação.
a) Consumismo como doença;
b) Impacto do consumo sobre o meio ambiente;
c) Consumo e planejamento urbano;
d) O papel da publicidade na sustentabilidade;
e) Gestão de recursos naturais nas empresas.
QUESTÃO 04 ( valor 1,0)
Conforme diretrizes estabelecidas pela Resolução CONAMA no 001, de 23 de janeiro de 1986, a respeito do Estudo de Impacto Ambiental - EIA e do Relatório de Impacto Ambiental – RIMA, que são documentos importantes no processo de licenciamento ambiental de atividades modificadoras do meio ambiente, fizemos as seguintes considerações:
I - o RIMA deve ser elaborado pelo empreendedor.
II - o RIMA será acessível ao público e, por isso, deve ser apresentado de forma objetiva e adequada à sua compreensão, correspondendo a uma síntese do EIA.
III - o EIA é um estudo sintético preparado para a audiência pública e que reflete as conclusões do RIMA.
São verdadeiras as alternativas:
a) Apenas II ;
b) Apenas I e III ;
c) Apenas I e II ;
d) I , II e III;
e) Apenas III.
QUESTÃO 05 ( valor 1,0)
"A Terra está doente", alertam, hoje, ambientalistas de todo o globo. Um diagnóstico é feito há quase três décadas pelo cientista ambiental James Lovelock. O cientista inglês formulou, em 1979, a revolucionária "Teoria de Gaia", que percebe a Terra como um enorme organismo vivo que se autorregula e reage quando é agredido. Lovelock aponta que os seres humanos se comportam como um vírus que se multiplica e causa infecções em seu habitat. "Nessa relação, há quatro estágios possíveis: destruição dos organismos invasores, infecção crônica, destruição do hospedeiro ou a simbiose, um relacionamento duradouro de benefício mútuo entre hospedeiro e invasor", diz.
Gaia – cura para um planeta doente. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/estante/estante_263492.shtml. Acesso em: 27 mar. 2011.
A) De que forma as empresas privadas podem gerir para a sustentabilidade?
...