Tecnopolo
Resenha: Tecnopolo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lourenco • 14/6/2013 • Resenha • 371 Palavras (2 Páginas) • 318 Visualizações
WWW.UB.ES/GEOCRIT/SN-69-32.HTM
Tecnopolo é o termo utilizado neste trabalho para designar, de modo genérico, os arranjos organizacionais de inovação, que pressupõem duas características principais: concentração espacial de instituições de ensino-pesquisa associadas a empresas de base tecnológica e a existência de parcerias entre estas instituições com outros órgãos da iniciativa pública e privada visando reunir condições favoráveis à formação de um ambiente inovador Os parques científicos e tecnológicos, tecnópoles, cidades científicas, incubadoras de empresas, são exemplos de tecnopolos.
Na concepção de tais arranjos organizacionais, a concentração espacial de atores do desenvolvimento científico e tecnológico e do setor empresarial é ressaltada como um fator que favorece as interações, parcerias e redes, bem como os fluxos de idéias e informações, configurando ambientes propícios à geração de conhecimentos e de inovações tecnológicas.
Os modelos de tecnopolos, considerando os seus objetivos de promover os processos de inovação tecnológica e o dinamismo local e regional, têm sido enfatizados, principalmente nas duas últimas décadas, como possíveis alternativas a serem adotadas por atores locais e regionais para se inserirem, de forma mais estratégica, na atual economia mundial, altamente competitiva, globalizada e informacional. Ressalta-se que nesse contexto a capacidade de desenvolver novas tecnologias e conhecimentos e de elevar o conteúdo tecnológico dos produtos e serviços tem sido uma questão constantemente colocada aos diferentes países, cidades, estados e setor empresarial.
Entretanto, com a difusão de um novo paradigma fundamentado nas novas tecnologias de informação e comunicação, de base microeletrônica, e com a difusão de redes eletrônica e virtuais de informação e conhecimento, novas dimensões têm sido incorporada à discussão sobre o papel e alcance de tais arranjos espaciais técnico-produtivos.
Nesse sentido, uma questão a ser abordada refere-se ao impacto das novas tecnologias de informação e comunicação sobre o estímulo à formação de redes locais, tendo em vista a tendência atual à formação de redes eletrônicas, cada vez mais utilizadas para o desenvolvimento de pesquisas, negócios, troca de dados e informações e disseminação de conhecimentos.
Para alguns autores, com as atuais possibilidades de comunicação e de informação colocadas pelas novas tecnologias, em breve tornar-se-á necessário e suficiente participar de uma rede virtual para que os efeitos de sinergia ocorram. Assim, os arranjos organizacionais de inovação poderão prescindir das interações face to face e utilizar, principalmente, os meios de
...